A linda peperômia prostata é uma planta de pequeno porte que muitas vezes é considerada como suculenta. Cresce muito bem em ambientes internos e fica ótima como pendente.[clear]
Nome botânico: Peperomia prostata Ruiz & Pav.
Nome popular: peperômia, cordel-de-tartarugas
Angiospermae – Família Piperaceae
Origem: América Central, América do Sul
[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]
A peperômia prostata é uma planta herbácea perene de uns 30 cm ou até mais.
Suas folhas quase orbiculares com nervuras em levemente rosadas se tornam verde claras nas folhas velhas. As manchas lembram as do casco de uma tartaruga, daí um de seus nomes populares.
As folhas são dispostas em longos raminhos finos, ideal para usar em vasos como pendente. As flores são brancas em espigas finas e sem grande atrativo ornamental. Pode ser cultivada em todo o país em regiões de clima ameno a quente.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar a Peperômia Prostata[/h2]
Como planta de vaso ideal para interiores, aprecia ambiente bem iluminado com pouco sol. Junto a janelas com o sol da manhã apresentará bom desenvolvimento.
Como planta pequena, a escolha de um vaso ornamental de mais altura que largura será o ideal, qualquer que seja o material. Na natureza esta planta pode ser encontrada sobre árvores de modo não parasitária, não necessitando de solos especiais.
A temperatura ideal para ela é em torno de 250C, não tolerando menos de 100C.
Para cultivar, escolha o composto orgânico e húmus de minhoca misturado com areia de construção na proporção de 4:1:1. A areia pode ser substituída por perlita sem prejuízo.
Preparar o vaso com o fundo protegido por manta acrílica, pedaços de vasos ou brita. Por cima colocar areia de construção para garantir a drenagem. Coloque parte do substrato preparado no fundo do vaso. Retire a muda do saco ou vaso de cultivo e acomode no espaço.
Preencha as laterais com a mistura de composto e areia. Aperte de leve a muda para fixar. Regue a seguir. As regas devem ser frequentes no verão, pois aprecia solo levemente úmido. Mas cuidar para não encharcar demais, poderia apodrecer as raízes.
[h2 type=”2″ width=””]Mudas e Propagação da Peperômia Prostata[/h2]
A propagação mais usada é a separação de touceira. Para fazer a separação retirar a planta do vaso, abrir com os dedos a touceira bem delicadamente.
Replantar a planta matriz e os filhotes no mesmo tipo de substrato recomendado.
Também é possível retirar um ramo e semienterrar em areia úmida, nos entrenós as raízes surgirão.
Conservar o material em local protegido sem sol.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Adubação[/h2]
A reposição de nutrientes ajudará a que a muda tenha vida longa e que fique bonita. Pode usar o mesmo substrato, preenchendo os vazios no vaso ou poderá usar adubo granulado formulação 10-10-10.
Usar uma garrafa PET de 2 litros. Colocar uma colher de sopa do granulado, colocar um pouco de água e sacudir para a dissolução dos grânulos. Usar um copo da mistura somente umedecendo o substrato.
Um dia antes de adubar, umedeça o substrato ao redor da muda. Haverá a formação de um bulbo úmido. Assim, quando colocar a água com adubo dissolvido este penetrará mais facilmente alcançando as raízes.
[h2 type=”2″ width=””]Uso Decorativo e Paisagismo[/h2]
A peperômia prostata é ótima para decoração de interiores, em vasos sobre prateleiras, estantes ou presas a correntes.
Em vasos junto à paredes tenderá a crescer apenas numa direção, não apresentando o mesmo aspecto das que recomendamos.