Nome Técnico: Bauhinia variegata L.
Nomes Populares: Pata-de-vaca, casco de vaca, unha de vaca
Família: Família Caesalpinoideae
Origem: Originária da China e Índia, muito cultivada no Brasil, principalmente no sudeste. [clear]
[h3 type=”2″]Descrição[/h3]
Árvore de característica semidecídua, isto é, não perde totalmente as folhas no inverno. Muito ramificada, pode atingir até 10,0 m de altura.
Floresce na metade do inverno até a metade da primavera.
Suas folhas são simples, levemente coriáces, parecendo bipartidas, dando a semelhança de uma pisada de bovino, daí seu nome popular.
Suas flores são vistosas, cor-de-rosa estriadas, com uma das pétalas com uma mancha em rosa avermelhado, reunidas em inflorescências na ponta dos ramos.[clear]
[h3 type=”2″]Modo de cultivo[/h3]
Adaptada ao clima brasileiro, desde que receba sol, não tem problemas quanto à fertilidade do solo, mas este precisa ser bem drenado.
Tolera climas mais frios com geadas, mas desenvolve-se melhor em temperaturas mais amenas. Propagação por sementes.[clear]
[h3 type=”2″] Como fazer o Chá da folha da pata de vaca [/h3]
[box type=”” align=”right” style=”text-align: center;” width=”150px”] [h3 type=”1″] Cuidado [/h3] verifique antes qual a pata-de-vaca que irá usar, não são todas as do gênero. A B.forficata tem flores brancas grandes de pétalas estreitas. [/box]
Árvore muito ornamental, excelente para pequenos jardins e recantos, também pode servir na arborização de ruas e parques. Tem sido bastante utilizada na região do sudeste do país.
As folhas são para controle de glicemia, diuréticas, na forma de chás. A pata-de-vaca (Bauhinia forficata Hooke Gill) é utilizada para diversos fins medicinais.
Para o chá:
- Lavar 1 folha, rasgar e colocar em recipiente de vidro ou louça.
- Adicionar 1 xícara de água quente, mas não fervendo.
- Cobrir com pires, deixar uns 5 minutos antes de ingerir.