Orquídea Stanhopea Oculata

Escrito por

Como plantar a orquídea Stanhopea Oculata, nativa do México, Colômbia e norte do Brasil, de formato muito particular e perfume semelhante ao da baunilha.

Nome botânico: Stanhopea oculata (Lodd) Lindl.
Família : Angiospermae – Família Orchidaceae
Origem: México, Colômbia, Norte do Brasil

Descrição

Orquídea Stanhopea OculataOrquídea de formato muito diferente das conhecidas, causando grande admiração quando florida.

O tamanho da planta é de 40 cm ou mais em exemplares mais velhos, com folhas longas de mais de 40 cm, largas e frisadas na cor verde escura.
Os pseudobulbos são semelhantes a outros gêneros de orquídeas.

As flores têm cor creme amarelada, pontuações em púrpura e máculas escuras dando a impressão de um inseto.

São perfumadas com acento de baunilha e seu florescimento ocorre do verão ao outono e duram cerca de 5 a 15 dias, conforme a temperatura do local.

Como Cultivar a Stanhopea Oculata

É necessário uma vaso bem aberto e pendente, é possível confeccionar um de tela de galinheiro e arame.

O pendão floral sai por entre o substrato e os vãos da tela, formando grande inflorescência pêndula, muito ornamental. Cultivar em substrato bem leve e particulado para permitir o florescimento.

Adubar duas vezes por ano. orquideaNa primavera dissolver adubo granulado NPK formulação 4-14-8, uma colher de chá em 300 ml de água na temperatura ambiente.

Regar o substrato todo, que já deverá estar umedecido.

Após a floração realizar uma adubação orgânica, colocando 100 gramas de esterco de galinha em 1 litro de água, mexendo bem e coando.

Colocar de 100 a 200 ml no substrato umedecido. Isto dará os elementos orgânicos que a planta tem à disposição na natureza quando em estado selvagem.