Orquídea Amor Perfeito (Miltonia Flavescens)

Escrito por

Descrição

Orquídea Miltonia Flavescens

Orquídea Miltonia Flavescens
Fonte da imagem, wikipedia

 

Planta herbácea perene, epífita de folhas finas coriáceas com altura em torno de 30 cm, formando grandes touceiras.

As flores são pequenas e perfumadas, de sépalas e pétalas na cor amarelo pálido e labelo branco de forma diferenciada com pontuações em púrpura. Reunem-se em grande racemo muito ornamental, com a haste floral de 40 cm com cerca de 12 flores em cada, na primvera até o verão, dependendo das condições da região.
A duração da floração é de até 20 dias.

Como Plantar a Miltonia Flavescens

É uma das orquídeas mais fáceis de cuidar. Tolera calor e vegeta bem em locais de clima mais úmido e de temperaturas mais baixas, numa amplitude de 5 a 35º C.

O local de cultivo pode ter boa luminosidade, se colocar em ripado, usar sombremento de 50%, deixando espaço grande entre as plantas penduradas, pois forma grande touceira.

As regas devem ser frequentes nas estações de crescimento da planta e no verão, diminuindo no inverno.
As adubações para esta orquídea devem ser balaceadas, usando adubo NPK formulação 10-10-10 na época de crescimento e 3 meses antes da floração passar para a fórmula NPK 4-14-8, não esquecendo que as doses devem ser bem pequenas, diluídas em água e molhar o substrato e não as folhas.

Quem usar adubo foliar deve ter cuidado na aplicação, evitando que o sol queime as folhas com gotas de água em cima. A propagação desta orquídea pode ser feita por divisão de touceira. A não ser que seja um produtor e vá comercializar, o interessante é deixar que forme grandes touceiras, seu efeito ornamental será maior.

Paisagismo e uso decorativo

Pode ser cultivada em vasos ou presa a troncos de árvore onde receberá alguma sombra nas horas de sol mais forte. Na época de sua floração é uma festa para os olhos.