Orquídea Cimbido (Cymbidium)

Escrito por

Descrição

Planta herbácea perene, epífita de longas folhas estreitas e coriáceas de quase 1,0 m de comprimento, presas a pseudobulbos de forma ovóide.

As flores se apresentam de diversas cores e variam de forma conforme a espécie e cultivares, reunidas em grande inflorescência. Uma haste pode ter de 10 a 140 cm e conter até 60 flores.

Devido ao intenso interesse por esta planta há hoje cerca de 40 espécies do gênero Cymbindium que estão registrados e híbridos que passam de 11 000.

São cultivados desde o nível do mar até 2700 metros de altitude, com temperaturas mais baixas. Se levadas para regiiões mais quentes elas não florescem.

Como Plantar

Local de cultivo com sombreamento de 40 a 60%, devido ao nosso clima mais temperado e tropical. As mudas de Cymbindium proliferam em grandes touceiras, sendo necessário um recipiente grande para contê-las e um bom espaço no ripado para cultivá-las.

O substrato de cultivo deve ser leve e deixar passar a água de regas e chuva, o melhor é a argila expandida ou pedrinhas arredondadas.

A adubação feita com adubos orgânicos só pode ser feita com o material posto em água para dissolução e coado, pois a concentração deste material seco pode danificar as raízes. Adubação com NPK granulado e dissolvido deve conter boa dose de nitrogênio e potássio, então escolher os de formulação 10-5-15, dissolvendo a medida em água e aplicar sobre as raízes.

Observar a época é importante, quando as raízes estiverem com as pontas verdes, deve-se adubar para que a planta possa ter nutrientes para seu crescimento.

A propagação por divisão de touceiras é a forma caseira de fazer mudas, separando sempre com pelo menos dois pseudbulbos e evitar sacrificar a planta-mãe e não danificar as raízes ao retirar o filhote.

Paisagismo

Orquídeas Cymbidums

Diversas variedades da Cymbidium em muitas cores

Uma das orquídeas mais cultivadas no mundo, pela beleza e diversidade de suas flores e cores.
Presente em ambientes modernos ou clássicos em jardins ou em interiores bem iluminados, quando em floração é indispensável em qualquer orquidiário amador.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: blumenbiene, blumenbiene, zcopley