Projeto do Jardim: Por Onde Começar

Escrito por

Para evitar que seu jardim exista apenas na sua imaginação, existem passos concretos para planejá-lo e fazê-lo acontecer. Confira a seguir os conceitos básicos para fazer o projeto do jardim e maravilhe-se!

Projetando seu Jardim

É sempre bom desenhar a ideia que temos em mente. Isto nos obriga a visualizar o espaço e o volume com o qual pretendemos trabalhar. Se possível, fazer um esboço com as cores das plantas, procurando localizá-las de forma não uniforme. Misture tamanhos e cores no jardim.
Não esqueça que as plantas mais altas farão sombra sobre as menores.

jardim caminhoNuma folha de papel branca você pode se divertir desenhando o seu futuro jardim. Mas não esqueça que ali deve constar as passagens de pedestres – em outras palavras, o caminho em volta das plantas.

Coloque o caminho e divida o resto da área em círculos maiores ou menores, de acordo com as cores que você deseja no seu jardim. Sinta o equilíbrio dessas cores aumentando ou diminuindo a região de uma cor a ser plantada. Lembre-se tambem do tipo de raizes de cada planta!

Garanta as necessidades básicas das plantas. Adube com produtos apropriados para flores, seguindo as recomendações do fabricante sobre dosagens e frequências.

Não esqueça das cinco necessidades fundamentais dos vegetais: água, luminosidade (artificial ou natural), temperatura, ventilação e adubação.

Considere, ainda, se pretende criar um espaço de convivência, com móveis próprios para a área externa.

Efeitos das Cores no Jardim

flores cercaConheça um pouco da teoria das cores para criar efeitos especiais no seu jardim:

  • Amarelo é vibrante e luminoso;
  • Verde transmite calma;
  • Azul é repousante, passa uma sensação de mistério, de infinito;
  • Violeta simboliza a lucidez, mas tem também um quê de nostalgia;
  • Rosa-choque é vibrante, alegre e descontraído;
  • Vermelho é excitante e agressivo. É a primeira cor a ser percebida;
  • Branco clareia tudo o que está por perto. Transmite uma sensação de suavidade e paz.

Na hora de planejar seu jardim com floríferas, observe o período de florescimento de cada planta. Os melhores efeitos conseguidos com as cores só ocorrem quando as plantas dão flores simultaneamente.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: chicagogeek