O Amendoim (Arachis hypogiae)

Escrito por

O amendoim (Arachis hypogiae L.) é uma planta da família Fabaceae, originária da América do Sul. É uma leguminosa herbácea de caráter rasteiro, caule curto e folhas compostas pinadas. Aprenda a seguir como cultivá-lo.

Descrição do Amendoim

Suas raízes podem atingir entre 30 e 50 cm de profundidade. As flores são amareladas e pequenas e, após sua fecundação, ocorre a emissão de um esporão que se inclina para o solo, penetrando-o, efeito conhecido como geocarpia.

amendoim raízes

O esporão contém o ovário fertilizado e ali a vagem se desenvolve.
Dentro dela, as sementes que conhecemos por amendoim, pode ter a película vermelha, marrom clara ou rosada, conforme o cultivar e é rica em lipídios e excelente alimento.

Como Plantar o Amendoim

É uma planta que se desenvolve em climas quentes tropicais e subtropicais, com temperaturas constantes acima de 15 0C, e com umidade adequada, principalmente no período de frutificação.
No período de colheita é mais conveniente que não haja chuvas, o que provocaria a germinação das sementes.

O solo deve ter bom teor de nutrientes, de textura leve e arenosa, que não fica encharcado com o período das chuvas e que facilita na hora de arrancar a planta na colheita.

O preparo do solo deve ser feito a boa profundidade, não deixando torrões nem terra compactada, o que dificultaria a produção das vagens.

Na lavoura mecanizada, ocorre a aração de uma a duas vezes após as chuvas, retirando ervas daninhas e aerando bem na profundidade. Muitos solos necessitam depois de uma leve compactação que permitirá o armazenamento de umidade.

Na preparação também é feita a correção da acidez do solo, se necessário, pois solos muito ácidos produzem vagens sem qualidade. O pH ideal é de 5,5 e as recomendações de calagem para correção devem seguir as orientações de um técnico após análise de solos.

Adubação na Cultura do Amendoim

plantaçao de amendoimA aplicação de calcário dolomítico é feita em geral 30 dias antes da semeadura, em duas etapas entre a aração ou gradagem. Muitos solos onde é feita a rotação de cultura contém bons teores de nutrientes residuais que são bem aproveitados pelo amendoim.

Adubações orgânicas de compostos, estercos e resíduos orgânicos de indústrias podem também ser incorporados nesta etapa de preparação.

Como uma leguminosa, o amendoim tem interação simbiótica com bactérias fixadoras de nitrogênio. Mas adubação na semeadura com N pode beneficiar a cultura, em quantidades necessárias conforme a análise de solos já nomeada.

Pragas na Cultura do Amendoim

A cultura do amendoim tem diversas pragas que podem atacar a cultura, e entre as mais danosas estão o tripes e lagartas, que consomem brotos e folhas novas, prejudicando o desenvolvimento da muda.

O controle é químico e deve ser indicado pelo técnico responsável pela cultura. Outros insetos são larvas de besouros e percevejos que causam danos às vagens em formação.

Cultivares e Produção do Amendoim

amendoimAlguns cultivares do mais usados e recomendados são:1.IAC Tatu ST, ideal para produção pequena, da agricultura familiar. O ciclo da cultura é de até 110 dias e as sementes têm película vermelha.

Seu destino é a comercialização com a vagem ou a semente crua. 2.IAC 503 e IAC 505, para lavouras com sistema técnico mais avançado. Tem menor sensibilidade a doenças e seu ciclo fica por volta de 140 dias.

A cor da semente é marrom clara e têm grande teor de óleo. 3.IAC OL 4, recomendado para produção em maior escala, com ciclo de até 130 dias, propicia melhor planejamento de cultivo rotativo com a produção de cana de açúcar.

As sementes são de cor rosa clara e possui alto teor de óleo. A produção de amendoim tem grande expressão econômica. O Estado brasileiro maior produtor é São Paulo, seguidos de Mato Grosso e Paraná. A agricultura familiar e também muitas lavouras com tecnologia aplicada.

A exportação do produto tem incentivado a produção nacional devido à demanda de mercado.
Em muitos países o amendoim é utilizado para a produção de óleo. No Brasil temos grande consumo no setor de confeitaria e produção de amendoim torrado e salgado para servir como aperitivo.