Produção de matrizes para o cultivo do morango :

Para uma produção, o agricultor poderá plantar primeiro as matrizes que produzirão as mudas para seu cultivo ou então adquirir a muda de produções certificadas, garantindo um produto limpo de vírus e doenças.

Para produção de matrizes, prepara-se o solo, revolvendo até uma profundidade de 25 cm, adicionando adubo animal de curral curtido, cerca de 3 litros/m² ou a metade deste volume se o adubo for oriundo de cama de galinheiros.

Poderá substituir por composto orgânico completo, feito com resíduos vegetais mais adubo animal curtido e preparado em composteira, conforme artigo publicado sobre compostagem.

Acrescentar mais 100 g de superfosfato simples por cova, misturando de leve para evitar concentração.

O plantio destas matrizes deverá ser feita em dia ameno.

Usa-se o espaçamento de 1,0 x 2,0 m.

Regar a seguir e manter o controle dos inços com tratos culturais freqüentes.

Estas matrizes irão produzir estolhos que após o enraizamento e crescimento serão retirados e levados para os canteiros de produção.

Época de plantio das mudas:


A época de plantio de mudas para matrizes é realizada nos meses de setembro a maio, estando assim as mudas prontas para a cultura a partir de abril a maio, conforme a região.

Dicas para o sucesso no cultivo do morango


    • O morangueiro tem melhor desempenho em locais onde não houve cultura anterior de solanáceas ( batata inglesa, pimentão, tomate) ou de rosáceas (pessegueiro, ameixeira, macieira, pereira, roseiras).
    • Se o agricultor comprar as mudas, é preciso fazer o controle de qualidade.
    • Deverá recusar mudas que estiverem fora do padrão, pois haverá prejuízo na uniformidade de produção.


  • Mudas maiores florescem cerca de 20 a 25 dias após o plantio no canteiro e as de pequeno porte poderão levar até o dobro deste tempo.
  • As mudas devem ser limpas das folhas que estão secando, mas deve-se deixar um pedaço do pecíolo junto ao caule como proteção, para evitar danos às novas gemas que se desenvolverão.
  • A redução do volume de folhas pode diminuir a perda de água ocasionada pela operação de transplante.
  • O excesso de raízes deverá ser aparado, mantendo-se cerda de 12 cm somente.