Temperos: Misturando Ervas em Vaso e em Casa

 

Ervas que combinam bem com outras plantas![clear]

[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Ervas que pedem vasos de tamanho médio[/h2]
Use vasos de tamanho médio de 30 cm de altura para hortelã (Mentha), manjerona (Origanum majorana) e outros vasos pequenos de 15 cm de altura para ervas como orégano (Origanum vulgare) e tomilho (Thymus vulgaris).

Colocar estes vasos entre os de plantas ornamentais é uma opção inteligente, moderna e ecológica.

Estas plantas pertencem à Família Lamiaceae, que antes era chamada pelo nome Labiatae.

Estas são plantas conhecidas como companheiras, pois seu cultivo junto a outras plantas de horta e aromáticas beneficia as vizinhas, repelem insetos daninhos como pulgões e atraem os benéficos como as joaninhas.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]A Manjerona Pode ser Cultivada como Pendente[/h2]

A manjerona é de hábito rasteiro, formando boa cobertura do solo.

mudas de manjeronaTambém poderá cultivar esta planta em vasos de boca larga com correntes, deixando que caia nas bordas do recipiente, usando como planta ornamental pendente.

É uma boa dica para sacadas e lugares onde paredes e muros ao sol ficam sem ornamentação.

Poderá também consorciar esta planta com alguma ornamental de ciclo perene como o gerânio folha-de-hera (Pelargonium peltatum) ou a peperomia pendente (Peperomia scandens) .

[h2 type=”2″ width=””]Ervas ou Temperos em Terraços, Sacadas e Varandas[/h2]

Em terraços ou varandas há possibilidade de cultivar um jardim produtivo, onde se podem inserir inclusive pequenas árvores frutíferas além das plantas ornamentais e aromáticas e que tornarão o jardim encantador para apreciar, cuidar e orgulhar-se.

No vaso destas frutíferas poderá cobrir o substrato com pequenas ervas aromáticas como as citadas acima. Ficará de excelente aparência e com benefícios.

Uma sacada requer mais planejamento, pois em geral situa-se na frente da sala e queremos ornamentá-la com folhagens e flores decorando o ambiente.

Algumas aromáticas têm aparência delicada e complementam a ornamentação, como as já citadas hortelã, orégano e tomilho, mas também o manjericão (Ocimum basilicum) , que poderemos encontrar em diversos tipos e cores de folhas.

Pode acrescentar a melissa (Melissa officinalis) , que dará um delicioso chá e também é repelente de insetos daninhos.

Usar as aromáticas como acabamento do vaso é uma opção de ornamentação que encantará a todos.
Ao regar as plantas sentirá o aroma perfumando o ambiente.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...