Materiais para construção e montagem de um lago

 

 

Para construir um laguinho em sua casa você precisará de alguns materiais:

 

 

1 – Revestimento especial:

Revestimento com plástico especial com proteção UV, comprar muito maior do que irá precisar, pois as bordas deverão ser cobertas por ele.

 

2 – Areia:

Areia, para compactar no terreno antes da colocação do plástico, evitando que algum ramo ou raiz venha a perfurá-lo.

 

3 – Bomba:

pequeno lago com carpas no jardim
pequeno lago com carpas no jardim

Bomba para movimentar a água, fazer esguichos ou cascatas e seu tamanho dependerá não só do tamanho do lago mas também do que deseja.

Para fazer um esguicho deverá ser mais potente para elevar a coluna de água.

Seu fornecedor saberá orientar neste sentido. Podemos dizer que as recomendações para um lago de 2000 galões de água (1 galão=4,55 litros) necessitará de uma bomba que movimente pelo menos 1000 g/h.

Quando o filtro não é suficiente para trabalhar com o volume de água, é interessante fazer um desvio desta água que então voltará ao lago sem passar pela cascata.

 

4- Filtros

Servem para limpar a água de resíduos grandes e pequenos, que podem entupir a bomba, além de tornar antiestético o seu lago.

Filtros mais econômicos são os de gravidade.

Para trabalharem com mais eficiência devem ficar na parte mais alta do laguinho ou cascata, caso contrário será necessário um filtro com pressurização que podem ser limpos com uma volta de válvula.

 

5. Mangueiras

Mangueiras são pouco dispendiosas e fazem parte do orçamento para o lago.

Vão da bomba ao filtro e retornam ao lago, então comprar um pouco a mais do que precisará poderá evitar que tenha de ir comprar mais um pedaço depois.

fonte no jardim

Detalhe: esguichos para colunas de água são interessantes, além de movimentar a água ainda tem o poder de seduzir as pessoas a ficarem olhando.

Se optar pela colocação do esguicho, a bomba escolhida deverá ter a potência necessária para levantar a coluna de água e o seu custo será maior do que apenas a que movimenta a água para filtragem.

Mas vale cada litro, pela beleza e o efeito paisagístico.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...