Linguagem das flores

Original: http://www.fazfacil.com.br/jardim/linguagem-flores/ Escrito por

 

 

O significado e a magia das flores!

 

Simbologia das flores

Desde os tempos antigos as pessoas usam as plantas como alimento, cura e proteção.

azaleia
Leva-se flores para a criança que nasceu, ornamenta-se os altares e igrejas nos casamentos e depõe-se flores no túmulo dos entes queridos como símbolo de saudade e ressurreição.

Em todos os lugares festividades, comemorações e vitórias, sempre vemos flores acompanhando os eventos.

Nas simbologias cristã e demais religiões sempre há flores em pinturas e esculturas.

As flores têm sua linguagem própria e particular a cada povo.

No século XIX na França uma escritora chamada Madame de La Tour publicou um livro “Le langage des fleurs” onde as flores conhecidas na época tinham determinado significado.

Mais tarde um poeta inglês de nome Thomas Hood (1799-1845), na época vitoriana, escreveu um poema baseado neste livro também com o mesmo tema.

Houve adições a estes significados e a lista atualmente é enorme, abrangendo inclusive cores de flores.

As flores e o amor

No início do século passado um homem que ofertasse flores a uma mulher poderia, através desta simbologia, silenciosamente fazer saber à interessada do seu amor,desejo, pedido de casamento, etc.

language de fleurs Havia, inclusive, a idéia de que oferecendo a flor ou ramo florido de cabeça para baixo, a interpretação seria ao contrário do significado.

Na época em que as casas não possuíam jardins e a janela da frente ficava diretamente aberta para a rua, as moças ficavam sentadas às janelas olhando os transeuntes.

Deste modo, muitas mensagens poderiam ser recebidas e transmitidas sem um olhar ou gesto sequer que denunciasse a algum espectador ou mesmo familiares que estivesse atento.

Quantas histórias interessantes não ocorreram devido a este fato?

Antepassadas nossas vivenciaram estas experiências e emoções que para nós podem parecer ingênuas, devido ao modo moderno de sentir e agir e também graças às conquistas que obtivemos por esforço, sacrifício e bravura.

Mas é interessante meditarmos sobre o assunto, talvez graças às flores ofertadas de uma certa maneira, muitas famílias se formaram e hoje estamos aqui.

Vamos criar um canteiro falando sobre o amor

Encontramos em vários sites da internet as listagens sobre o significados das flores, baseados no livro de madame de La Tour.

Queremos trazer aqui um algo diferente, estamos convidando você para fazer no seu jardim um espaço com símbolos amorosos criados há dois séculos atrás: vamos elaborar um canteiro que fale de amor.

O Jardim que fala do Amor !

"Camellia japonica"

Temos duas sugestões:

– o canteiro de inverno-primavera

–  o canteiro de primavera-verão que poderá ser elaborado também para regiões mais quentes.

Canteiro do amor para floração de inverno até à primavera

Olhamos o jardim e escolhemos um recanto para plantarmos arbustos e herbáceas que tenham a mensagem amorosa e que floresça principalmente no inverno até à primavera.

Dentre tantas plantas, escolheremos aquelas que apreciamos, sua forma e cor das flores com o significado que queremos.

Veja no esquema apresentado:
Planejamos um canteiro que ficará florido por longo tempo, em sucessivas ondas de cor.

canteiro_flor_amor_inverno

Escolhendo plantas mais altas e de formas arredondadas e femininas

Como plantas mais altas e de formas arredondadas, femininas, escolhemos primeiro a azaleia (Rhododendron), de floração junho – julho, nos estados do sul do país, de flores cor- de-rosa que significa amor, felicidade e ternura ou na cor laranja cuja simbologia é ser seu amor para sempre.

Depois, pensamos em flores na cor branca para iluminar, de floração no final da primavera, como por exemplo o jasmim-do-cabo (Gardenia jasminoides).
A flor significa fidelidade ao amor.
No entanto, pela simbologia vitoriana ofertar um buquê de jasmim tinha um significado um pouco diferente, queria dizer amor secreto.

Também poderemos colocar outro arbusto, este de forma mais colunar, de flores praticamente o ano todo, a boa e conhecida camélia (Camellia sinensis ou Camellia japonica), de flores vermelhas que querem dizer amor eterno ou na cor rosa, admiração amorosa.

Escolhendo as plantas herbáceas

Já delineado a parte mais estrutural do canteiro, separamos como sugestões algumas herbáceas.

alecfrim

Alecrim – rosmarinus officinalis

alecrim (Rosmarinus officinalis), é uma planta aromática e medicinal, conhecida por todos mas poucos sabem que seu significado é único amor, além de proteção, sorte e fortuna.

Para finalizar o canteiro de inverno, escolhemos o queridinho de todos, o amor-perfeito (Viola tricolor), na cor laranja, que significam amor e também na cor vermelha, cuja simbologia é paixão.

Colocaremos as cores deles misturadas, plantando na borda do canteiro como acabamento.

Chinese Hibiscus

 

 

 

Canteiro do amor para floração primavera até o verão

O canteiro de primavera e verão também poderá ser usado nas regiões de climas mais tropicais e temperadas, e todo jardineiro apaixonado poderá fazer suas declarações silenciosas para sua amada à vista de todos.

Divertido será quando alguém que conheça os significados analisar os conjuntos de plantas e buscar seus olhos, num entendimento tácito de admiração e respeito.

Vejam nosso esquema apresentado para a primavera/verão:

canteiro_flor_amor_verao

As plantas estruturais do canteiro

Algumas plantas estruturais como arbustos dão a forma desejada para o canteiro.

hibisco (Hibiscus rosa sinensis) é uma planta de cultivo no Brasil todo e floresce praticamente o ano inteiro.
Pode ser podado na parte mais baixa do tronco, assim ficará como uma pequena árvore.
Seu significado é amor ardente, principalmente se for na cor vermelha.

Para acompanhar este arbusto escolhemos uma planta de forma arredondada e muitas flores, a hortência (Hydrangea macrophylla) e que tem o significado de amor nascente e perpétuo encanto.
Suas folhas são grandes e verdes e produz flores azuis ou rosas.

Escolhendo as plantas mais baixas

Pronta a parte estrutural do canteiro, escolhemos dálias (Dahlia), uma bulbosa de longa floração com flores em rosa que significam promessa de felicidade eterna e agerato (Ageratum), uma anual de verão, de folhas pilosas e flores pequeninas em lilás.
Seu significado é fidelidade e amor.

Cravina - dianthus chinensis

Cravina – dianthus chinensis

 

Ainda necessitamos de um complemento para a borda do canteiro.
Podemos optar por cravinas (Dianthus), uma herbácea perene, que quer dizer paixão, flor-de-mel (Alyssum) que simboliza o valor aliado à beleza ou hera (Hedera) que quer dizer fidelidade no casamento.

Se residir em locais de clima mais frio, plante também alfazema (Lavandula dentata) de flores azul violeta, perfumadas que tem o significado de devoção.

Planejando as plantas anuais, sabemos que sua duração serão de poucos meses.
Poderemos depois substituí-las por outras perenes, ou pelas de inverno-primavera, sem alterar muito seu significado.

Para quem estranha não colocarmos nossas plantas mais usadas em jardins, como bromélias ou helicônias, que são de clima mais tropical, lembramos que a simbologia das flores é de origem européia e muito antiga, muitas destas plantas que hoje vemos em todos os jardins ainda não eram conhecidas.

Uma recomendação para o jardineiro apaixonado é que mantenha este canteiro sempre limpo de folhas e flores fenescidas, com as plantas adubadas e regadas corretamente.
A mensagem deverá ser desta forma não só compreendida e admirada, mas também saudável, transmitindo o apreço e cuidado de quem o cuida.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: cliff1066™, likeaduck, Tiago J. G. Fernandes, maxrempel, James Bowe, ArturoYee