Linguagem das flores

Escrito por

O Jardim que fala do Amor !

"Camellia japonica"

Temos duas sugestões:

– o canteiro de inverno-primavera

–  o canteiro de primavera-verão que poderá ser elaborado também para regiões mais quentes.

Canteiro do amor para floração de inverno até à primavera

Olhamos o jardim e escolhemos um recanto para plantarmos arbustos e herbáceas que tenham a mensagem amorosa e que floresça principalmente no inverno até à primavera.

Dentre tantas plantas, escolheremos aquelas que apreciamos, sua forma e cor das flores com o significado que queremos.

Veja no esquema apresentado:
Planejamos um canteiro que ficará florido por longo tempo, em sucessivas ondas de cor.

canteiro_flor_amor_inverno

Escolhendo plantas mais altas e de formas arredondadas e femininas

Como plantas mais altas e de formas arredondadas, femininas, escolhemos primeiro a azaleia (Rhododendron), de floração junho – julho, nos estados do sul do país, de flores cor- de-rosa que significa amor, felicidade e ternura ou na cor laranja cuja simbologia é ser seu amor para sempre.

Depois, pensamos em flores na cor branca para iluminar, de floração no final da primavera, como por exemplo o jasmim-do-cabo (Gardenia jasminoides).
A flor significa fidelidade ao amor.
No entanto, pela simbologia vitoriana ofertar um buquê de jasmim tinha um significado um pouco diferente, queria dizer amor secreto.

Também poderemos colocar outro arbusto, este de forma mais colunar, de flores praticamente o ano todo, a boa e conhecida camélia (Camellia sinensis ou Camellia japonica), de flores vermelhas que querem dizer amor eterno ou na cor rosa, admiração amorosa.

Escolhendo as plantas herbáceas

Já delineado a parte mais estrutural do canteiro, separamos como sugestões algumas herbáceas.

alecfrim

Alecrim – rosmarinus officinalis

alecrim (Rosmarinus officinalis), é uma planta aromática e medicinal, conhecida por todos mas poucos sabem que seu significado é único amor, além de proteção, sorte e fortuna.

Para finalizar o canteiro de inverno, escolhemos o queridinho de todos, o amor-perfeito (Viola tricolor), na cor laranja, que significam amor e também na cor vermelha, cuja simbologia é paixão.

Colocaremos as cores deles misturadas, plantando na borda do canteiro como acabamento.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: cliff1066™, likeaduck, Tiago J. G. Fernandes, maxrempel, James Bowe, ArturoYee