Linguagem das flores

Escrito por

 

 

O significado e a magia das flores!

 

Simbologia das flores

Desde os tempos antigos as pessoas usam as plantas como alimento, cura e proteção.

azaleia
Leva-se flores para a criança que nasceu, ornamenta-se os altares e igrejas nos casamentos e depõe-se flores no túmulo dos entes queridos como símbolo de saudade e ressurreição.

Em todos os lugares festividades, comemorações e vitórias, sempre vemos flores acompanhando os eventos.

Nas simbologias cristã e demais religiões sempre há flores em pinturas e esculturas.

As flores têm sua linguagem própria e particular a cada povo.

No século XIX na França uma escritora chamada Madame de La Tour publicou um livro “Le langage des fleurs” onde as flores conhecidas na época tinham determinado significado.

Mais tarde um poeta inglês de nome Thomas Hood (1799-1845), na época vitoriana, escreveu um poema baseado neste livro também com o mesmo tema.

Houve adições a estes significados e a lista atualmente é enorme, abrangendo inclusive cores de flores.

As flores e o amor

No início do século passado um homem que ofertasse flores a uma mulher poderia, através desta simbologia, silenciosamente fazer saber à interessada do seu amor,desejo, pedido de casamento, etc.

language de fleurs Havia, inclusive, a idéia de que oferecendo a flor ou ramo florido de cabeça para baixo, a interpretação seria ao contrário do significado.

Na época em que as casas não possuíam jardins e a janela da frente ficava diretamente aberta para a rua, as moças ficavam sentadas às janelas olhando os transeuntes.

Deste modo, muitas mensagens poderiam ser recebidas e transmitidas sem um olhar ou gesto sequer que denunciasse a algum espectador ou mesmo familiares que estivesse atento.

Quantas histórias interessantes não ocorreram devido a este fato?

Antepassadas nossas vivenciaram estas experiências e emoções que para nós podem parecer ingênuas, devido ao modo moderno de sentir e agir e também graças às conquistas que obtivemos por esforço, sacrifício e bravura.

Mas é interessante meditarmos sobre o assunto, talvez graças às flores ofertadas de uma certa maneira, muitas famílias se formaram e hoje estamos aqui.

Vamos criar um canteiro falando sobre o amor

Encontramos em vários sites da internet as listagens sobre o significados das flores, baseados no livro de madame de La Tour.

Queremos trazer aqui um algo diferente, estamos convidando você para fazer no seu jardim um espaço com símbolos amorosos criados há dois séculos atrás: vamos elaborar um canteiro que fale de amor.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: cliff1066™, likeaduck, Tiago J. G. Fernandes, maxrempel, James Bowe, ArturoYee