Lichia (Lichia chinensis)

Escrito por

Saiba mais sobre a lichia, originária da China, onde é considerada a fruta nacional. No Brasil, suas primeiras mudas foram plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 1810.

Nome Popular: lichia
Nome Botânico: lichia chinensis
Angiospermae – Família Sapindaceae
Origem: China

A lichia tem poucas calorias: cerca de 60 cal em 100g de fruto, contendo também carboidrato, fibra, cálcio, ferro, sódio, potássio, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C.

Pode ser consumida in natura ou para sucos, geleias e, na indústria cosmética, há empresas que usam o fruto para cremes e tratamento de pele.

Descrição

lichia arvoreA lichieira é uma árvore de altura até 12,0 metros, densamente ramificada, com os ramos tendendo para o solo.

Suas folhas perenes são alternas e compostas de 2 a 12 folíolos de cor verde-escuras, ovais acuminadas. As flores são brancas, pequenas e reunidas em inflorescência do tipo panícula na ponta dos ramos.

As flores podem se apresentar com flores femininas ou masculinas no mesmo ramo, seguidas dos frutos. Estes são do tipo drupa, que pode ser globoso, ovalado ou cordiforme, conforme a variedade, tendo 5 cm de comprimento por 4 cm de largura.
A casca é de um vermelho brilhante quando o fruto está maduro, de polpa branca e translúcida.

Contém apenas uma semente, marrom brilhante, mas pode acontecer que esta sofra abortamento, no que os cultivadores chamam de “língua de galinha’ , sem que o tamanho do fruto seja menor, o que o faz até mais atraente no mercado.
A colheita dos frutos ocorre de outubro a fevereiro.

Tipos de Lichia

As variedades mais cultivadas no Brasil são a “bengal” , de maturação precoce, fruto em forma de coração e cerca de 21 gramas por fruto e com muito boa qualidade.

A variedade “brewster” é um pouco mais precoce que a anterior e a planta muito mais vigorosa. Seu fruto é maior também, cerca de 23 gramas, mas de sabor mais ácido.

Já na “americana”, uma variedade brasileira oriunda de sementes americanas, o fruto é de excelente qualidade. Tem forma de coração mas o rendimento por colheita não é tão bom e o fruto é menor – cerca de 18 gramas.

Melhor Ambiente de Cultivo

lichia buleA planta é muito sensível a ventos que causam grande dano às folhas e para produções será necessário usar quebra-ventos. Em pomares domésticos, plantar outras frutíferas resistentes na frente delas do lado do caminho do vento para proteção.

O clima para cultivar esta frutífera é subtropical, com a temperatura ideal na faixa compreendida entre 20 e 35 ºC. Ele afeta a floração e a umidade também. Quando a temperatura diminui e ocorre stress hídrico, a planta é incentivada a florescer.

Em regiões onde ocorre menor temperatura e pouca umidade a planta é levada a florescer, diferentemente das regiões amenas, onde esta ocorre normalmente.

Como Plantar a Lichia

O solo de cultivo melhor é o sílico-argiloso, profundo, fértil e bem drenado. Acrescentar composto orgânico na cova de plantio, bem como adubo animal de curral bem curtido. Para garantir um bom desenvolvimento inicial, colocar também adubo granulado tipo NPK formulação 20-10-20.

Fazer uma cova com o dobro do tamanho do torrão, acrescentando areia no fundo. Adicionar a mistura de composto, adubo animal e mineral no fundo, colocar o torrão e preencher as laterais com o restante.
Tutorar a muda, amarrando com cordão de algodão em amarrado em oito para não estrangular o tronco. Regar bem. Por 10 dias regar bem, a menos que chova. Depois, regas regulares ou irrigação por gotejamento.

Quem desejar fazer a propagação desta frutífera, poderá usar o método de alporquia. Por sementes também é possível, mas as mudas custarão de 6 a 10 anos para produzir.
Já por método vegetativo a planta começa a produzir com cerca de 5 anos, numa média de 40 kg por planta.