A irrigação e todo o sistema de controle de águas das chuvas deverá ser planejado e implantado antes de montar lajes vegetadas.

Veja a seguir como realizar a irrigação e a manutenção desses jardins tão especiais.

Materiais para Irrigação da Cobertura Vegetada

Num projeto de laje verde, mangueiras e bicos aspersores, a bomba e outros materiais para a irrigação fazem parte integrante – assim como num jardim no solo.

É preciso considerar a forma mais sustentável, que é um sistema de reuso de água da chuva e da irrigação, um sistema de filtragem, armazenagem e recondução também deverá ser calculado, conforme as plantas colocadas.

Existem empresas especializadas no assunto que poderão fazer o orçamento, a implantação e a manutenção do sistema.

Manutenção de Lajes Verdes

Para manter o espaço bonito é preciso manutenção.

Para lajes vegetadas de forma inteira será necessária a manutenção periódica de todo o sistema, com a prevenção de danos na laje, material colocado para proteção, sistemas de irrigação e drenagem, além das plantas.

A inspeção periódica por empresa habilitada é um orçamento que precisa ser avaliado por condôminos antes da implantação do projeto para evitar problemas depois.
A não manutenção poderá acarretar outros maiores, como infiltrações e danos na estrutura do prédio.

Espaços pequenos, de jardineiras o próprio condomínio poderá fazer ou contratar os serviços de um jardineiro.

Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.