Como fazer um jardim vertical ou muro vegetado!

Escrito por

 

O que é, para que serve e como se faz um jardim na vertical?

Muito usado atualmente, adequado a todo o tipo de jardim que tem uma parede ou muro delimitando o jardim.

São em geral espaços somente de alvenaria, sem nenhuma contribuição ao meio ambiente.

Vantagens dos jardins verticais ou muros vegetados

Pesquisas sobre técnicas para tornar o ambiente mais agradável e também sobre conforto térmico alavancaram o retorno ao muro vegetado, também conhecido como jardim na vertical.

Muro vegetado como isolante térmico

Pode ser usado em paredes externas a prédios, onde a vegetação que o cobre diminui a radiação do calor ou a penetração do frio.

No Brasil temos áreas de invernos muito frios, onde o conforto térmico é inexistente porque não há tradição de barreiras para o frio, como nos países onde neva anualmente e onde as temperaturas baixas devem ser evitadas dentro das residências, porque o frio é mortal.

Nas regiões de clima muito quente ou árido, os espaços verticais podem também ser trabalhados, acrescentando beleza e conforto térmico, pois a vegetação diminui o calor nos ambientes, diminuindo o consumo de energia para refrigeração.

Ocorre desta forma a redução do impacto da radiação solar nos edifícios no verão, a folhagem atua como isolante do ar quente na superfície de alvenaria.

Filtragem e melhoria da qualidade do ar

jardim_muro_vegetado
Outra vantagem dos muros ou paredes vegetados é o aumento de massa vegetal, uma contribuição para o meio ambiente.

As plantas capturam o carbono do ar (CO2) que necessitam para o processo de fotossíntese e liberam oxigênio para o ar.

As plantas também ajudam a filtrar o pó e a poluição causada por gases e substâncias particuladas que ficam em suspensão.

Quando chove, esta poeira é encaminhada ao solo.

As plantas ajudam a reduzir o barulho

jardim_vertical_pergolaPara locais onde há muito tráfego de veículos, a pista de rolamento produz um barulho que incomoda, muito mais que o emitido por motores.
Afeta a saúde das pessoas, ocasionando o aumento do stress, diminuindo a capacidade de atenção e concentração.

A camada de massa vegetal em paredes ou muros propicia a redução do ruído do tráfego.

Conforme o tipo de vegetação implantada, o espaço vegetado poderá conter flores e frutinhos que atraiam a pássaros e insetos polinizadores, propiciando alimento e até abrigo a pequenos ninhos ou durante a chuva.

O temor de que a vegetação possa atrair insetos perigosos não é de todo infundada, mas não podemos afirmar que aranhas estarão entrando janela a dentro apenas porque temos uma planta na parede

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Dun can