Jardins de Beira Mar: Arbustos

Escrito por

 

Escolhendo arbustos para jardins de litoral.

Arbustos Trazem a Característica Particular do Jardim

Jardins de beira mar planejados têm nas árvores e palmeiras os elementos de maior porte, dando profundidade e altura ao espaço.

Mas são os arbustos que dão a característica particular dele, com sua folhagem colorida, plantas estruturais, flores em profusão ou somente verdes.

Jardins de beira mar somente de arbustos também é possível, principalmente em áreas urbanas.

Se o espaço não comporta uma planta de grande porte nem uma palmeira, a opção por arbustos que imitem uma árvore na copa e numa altura menor já conseguem dar dimensão vertical ao lugar.

Para áreas litorâneas, onde por vezes os ventos limitam o cultivo das plantas, arbustos podem servir de quebra-ventos, diminuindo e filtrando sua passagem, permitindo que areje o local sem danificar folhagens mais sensíveis.

Arbustos coloridos e com flores, se bem planejados, trarão ao paisagismo de casas de veraneio um caráter marcante.

Jardins de Beira Mar: Arbustos de Alto Porte

Um arbusto de alto porte e que pode servir bem para dar o acento vertical é o pitosporo (Pittosporo tobira), de folhas arredondadas e de tronco sinuoso.

espirradeira

Espirradeira

Continuando a escolha, outro arbusto de folhas variegado muito belo, de forma irregular que também poderá servir de quebra-vento e para marcar entradas é o eleagno (Eleagnus), assim como a espirradeira (Nerium oleander), muitas vezes usada para cercas de divisas e que suporta bem o ar salino.

Para áreas mais protegidas no litoral mais ao norte do país, a Mussaenda (Mussaenda) é um arbusto que trará uma contribuição adorável para a residência, com suas mini-flores rodeadas de folhas modificadas coloridas.

Jardins de beira mar : Arbustos para pérgolas ou trepadeiras

Para as áreas de convívio familiar, nada melhor que uma bela pérgula, com uma planta trepadeira que nos forneça sombra e colorido.

bouganvillea

Três Marias (Bouganvillea)

Destacamos entre tantas, a três-marias (Bougainvillea), nativa brasileira e adaptada a qualquer região do país e que nas áreas de praia produz belo efeito paisagístico.

Também a alamanda amarela (Allamanda cathartica) é resistente ao ar salino, desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o norte do país.

Arbustivas de baixo porte

bela-emília

Bela-Emília

Também a lantana (Lantana camara), nossa conhecida de outros tipos de jardim e que no espaço destas áreas de litoral tem um bom desempenho.

Para completar, que tal um arbusto semilenhoso de belas flores azuis, o ano inteiro florido e que poderá servir para dimensionar espaços, enfeitando entradas de automóveis, sob janelas, em belos maciços?
Quem pensou na bela-emília (Plumbago auriculata), acertou.

Fatores a levar em conta na escolha dos arbustos para Jardins de beira mar

Esta pequena seleção de plantas não está completa, há inúmeros arbustos que poderão servir para ser colocados em áreas litorâneas com sucesso.

O paisagista deverá conhecer a planta para introduzi-la nos espaços.

Uma das características para que a escolha seja certa, é resistência ao ar salino e aos ventos fortes, pois os solos de jardins podem ser manuseados conforme a planta escolhida, sem problemas.

A baixa manutenção deve ser também outro dos itens, pois quem vai para sua residência de veraneio ou descanso não quer estar se esforçando em cuidar de grandes manutenções nem ficar olhando jardineiros se movimentando no espaço para deixar tudo a contento, tirando sua privacidade.

Jardins de beira mar, jardins de áreas litorâneas podem ser agradáveis de estar, pois os espaços ao ar livre devem ser desfrutados para diminuir o estresse das grandes cidades, onde os lares são confinados a pequenos espaços.