Em 2022 a jardinagem e o paisagismo seguem em vertiginosa ascenção, ganhando cada vez mais relevância até mesmo para quem mora em apartamento. A própria prática de cultivar e cuidar de plantas, que é ecológica em si, está se tornando ainda mais sustentável. Fique por dentro das tendências deste ano e conheça as espécies que estão cada vez mais em evidência.
Sustentabilidade na jardinagem e paisagismo
Friendly garden, ou jardim amigável
Quem foi agraciado com um jardim ou quintal está começando a olhar um pouco além do reino vegetal. Isso significa que insetinhos polinizadores estão sendo incluídos no momento de planejar os espaços externos, a partir do conceito de jardim amigável.
Na prática isso se traduz no plantio de espécies que atraem borboletas, abelhas, besourinhos e até mesmo pássaros. Ou seja, estimula a criação de um pequeno bioma com mais participantes cumprindo seus papéis naturais e se beneficiando com isso.
Nessa esteira vemos o ressurgimento dos bebedouros para aves nos mais diversos modelos. O legal é que o espelho d’água atrai, ainda, pássaros que não consomem sementes.
Aí também incluímos insetos como a joaninha, que é ótima predadora de pragas como pulgões e cochonilhas, por exemplo.
Substituir o comprar pelo plantar
Essa ideia já se tornou bem clara para os adeptos das hortas caseiras: plantar sua comida é mais sustentável do que comprá-la em mercados e feiras.
Isso ocorre porque as frutas, legumes e verduras vendidos fazem parte de uma cadeia de distribuição que inclui transportes poluentes e desperdício de produtos que ainda estão ótimos para consumo.
Agora o mesmo passa a ocorrer com quem cultiva flores e espécies ornamentais. Por que comprar uma planta num garden center se é possível simplesmente semeá-la? Este é um raciocínio cada vez mais presente nos amantes de jardinagem e paisagismo.
Planejamento climático do jardim
Nem sempre todos os jardineiros domésticos levam isso em consideração na hora de escolher as plantas que farão parte do paisagismo. Mas é cada vez mais importante planejar a área externa com espécies tolerantes ao clima local.
Chove muito? Então dê mais atenção às variedades de vegetais tropicais, que curtem umidade. Sua região é mais seca, mas próxima ao mar? Aposte no paisagismo mediterrâneo.
Esse estilo, aliás, anda muito em alta. Além de ser um bom exemplo das tendências “rewilding” e “tapestry lawn” que você vai conhecer já já.
Fertilizantes e pesticidas naturais
Outra prática que ganha cada vez mais atenção é a compostagem, que aproveita o lixo orgânico doméstico para a produção de fertilizante natural para plantas de vaso e jardim.
A galopante preferência por adubos orgânicos também provoca o aumento da demanda pelo excelente bokashi.
Cascas de banana, de ovos, mel, borra de café e outras sobras do dia a dia também são ótimas fontes nutricionais para as verdinhas. O importante é saber do que sua planta precisa e oferecer de acordo.
Também já existem pesticidas orgânicos para combater pragas. O que é uma notícia maravilhosa para os próprios insetos e pássaros amigáveis – sem contar com o próprio solo.
Xeriscaping
É a técnica de utilizar o mínimo possível de irrigação artificial no jardim. É cada vez mais adotada em regiões mais secas e longes de rios e lagos para abastecimento.
O que no Brasil, a princípio, não chega a ser muito frequente. Mas vai ser tornar cada vez mais relevante com a galopante necessidade de economizar água.
O xeriscaping foca em espécies de plantas que guardam bastante líquido, tais como os cactos e as suculentas. Nas áreas muito áridas o gramado passa a ser substituído por pedrinhas claras.
Novas tendências de paisagismo em 2022
Jardim em tons de pedras preciosas
O momento pede que experimentemos com mais cores aos nossos jardins. O mundo começa a poder sonhar com o fim da pandemia de Covid-19 e as flores devem expressar essa carga extra de energia positiva.
Os tons não só podem como devem ser vibrantes e variados. Pense numa coleção de diferentes pedras preciosas com seus laranjas, violetas, vermelhos, azuis e amarelos como referência.
A combinação entre violeta e amarelo está ganhando especial atenção dos paisagistas no momento.
“Rewilding”
“Rewilding” significa “tornar selvagem novamente”. Ou seja, cultivar um jardim selvagem. Cada vez mais pessoas desejam restaurar as características mais rústicas de seus jardins.
Mas isso não significa, de forma alguma, que a ordem do dia passou a ser a grama crescer indiscriminadamente ou parar de podar as ávores d euma vez por todas. Rewilding não é sinônimo de caos.
Na verdade trata-se de um estilo que convida as pessoas a uma imersão mais despojada na natureza. Tem mais a ver com ideias como “paisagismo natural” e “selva com curadoria”, conceitos mais relaxados que dão boas-vindas às imperfeições e às transições das condições das plantas e materiais com o passar do tempo.
O rewilding veio para mostrar que um belo jardim não precisa ser imaculado.
Tapestry lawns, ou gramados como tapetes
Se você anda pensando em qual tipo de grama vai usar para cobrir o seu jardim, é bom saber que o chamado tapestry lawn está ganhando cada vez mais território – literalmente!
Ele é composto a partir da combinação de várias diferentes tipos de capins que não precisam ser aparados com frequência. O que também pode incluir espécies de plantas rasteiras.
O resultado é um espaço de grande valor ornamental e ecológico, ao passo que mais insetinhos amigáveis poderão morar por ali. À vista se assemelha demais com um trabalho de tapeçaria!
Talvez não seja o ideal para o seu quintal. Mas está sendo cada vez mais usado em grandes jardins, principalmente os rewildings, e espaços públicos.
Novidades em jardinagem para 2022
Uma prática que vem ganhando destaque é o cultivo de espécies super raras de plantas em casa. Como muitas delas ainda são vendidas por preços altos, os loucos por plantas andam se esmerando como nunca em propagar e até mesmo semear do zero suas queridinhas incomuns.
Algumas espécies raras para prestar atenção:
- Costela-de-Adão variegada (Monstera variegata)
- Míni costela-de-Adão
- Ficus lyrata
- Rosa Julieta
- Begônia maculata
- Flor-de-cera
- Orquídea Shenzhen Nongke
Jardinagem e paisagismo: o que permanece
É claro que todo mundo quer saber o que continua bombando em jardinagem e paisagismo mesmo com as novas tendências, não é?
Estruturas
- Jardim vertical, especialmente em varandas, fachadas e pergolados;
- Fontes e chafarizes
Espécies de plantas e flores
- Cactos
- Suculentas
- Zamioculcas
- Costela-de-Adão
- Orquídeas
- Kokedamas
- Calateias