Um Jardim na Primavera: Plantas que Florescem nesta Época

Escrito por

 

Primavera, a estação das flores!

A primavera em alguns Estados brasileiros apresenta um florido e abundante colorido devido ao florescimento de muitas plantas nesta época.

Árvores, arbustos e herbáceas enfeitam os jardins públicos e privados e nos brindam com este bônus extra de beleza.
As flores são a expressão mais viva das plantas, evidenciando que estão adaptadas ao local e que estarão aptas a se reproduzirem.

Sapucaia ou cabeça de macaco

Flores da Sapucaia (lecythis pisonis)

Plantas nativas e exóticas adaptadas podem florescer se estiverem em condições de saúde adequada, pois o florescimento e a frutificação são grandes gastos de nutrientes e energia para elas.

No inverno a circulação de seiva diminui seu ritmo e muitas plantas entram em dormência, algumas perdendo suas folhas, para depois na primavera emergirem de seu sono de beleza e florescerem.
Mesmo as que não perdem as folhas também entram em certo descanso vegetativo.

Com a volta da Terra em direção ao sol, após o solstício de inverno, os dias aumentam, as temperaturas mais amenas despertam as plantas.

Em cada jardim, nas ruas das cidades as flores são atração para quem reside ou passa e muitos lugares no mundo todo têm nesta atração de sua beleza um ponto turístico que atrai pessoas de toda a parte.

Árvores nativas que florescem na primavera :

sapucaia-arvore
Na região Sudeste há uma árvore que ilustra bem este fato.

sapucaia (Lecythis pisonis) é bem conhecida de todos, enfeitando as ruas com suas flores rosadas de grande beleza e abrigando os transeuntes com bela sombra o resto do ano.

jacaranda-florMais para o Sul, o jacarandá (Jacaranda mimosifolia) é a grande atração durante a Feira do Livro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, realizada na Praça XV, no meio da primavera.

Suas flores azuis cobrem o chão enquanto as pessoas circulam pela feira ávidas pelos livros.

No final de agosto, início de setembro, os jardins se cobrem de flores mutantes de rosa ao branco, quando o manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) fica tão cheio de flores que não conseguimos visualizar suas folhas.
O encanto perdura por algum tempo, em longa floração.

Nesta época, as floriculturas oferecem as mudas floridas e é interessante ver as pessoas de máquinas fotográficas na mão, registrando o momento para lembrar com carinho depois.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Semilla Luz