Uma terapia ocupacional com um prêmio no final

horta
horta e jardim

A atividade de cuidar de uma horta não é somente uma terapia ocupacional que ajuda a combater a dperessão, mas também gera um elemento de auto valia na hora de colher e usar ou oferecer os frutos do trabalho.

A satisfação de usar seu espaço para produzir comida e temperos culinários é um modo de diminuir o estresse urbano.

Seu cultivo poderá representar economia no orçamento mensal se tiver uma área considerável, podendo ali cultivar qualquer tipo de planta, como tomates, pepinos, morangas, pimentões, moranguinhos, etc.

Mas se seu espaço de quintal é pequeno ou o que pode dispor é uma pequena sacada, deverá limitar seus desejos ao que poderá ter.

Aromáticas como hortelã, melissa, erva-cidreira, tomilho, orégano, manjerona,  salsa, cebolinha e  tomatinhos-cereja numa treliça não ocupam muito espaço.

Disponha os recipientes de forma a ter espaço de movimentação e que as plantas possam ter luz conforme as necessidades de cada uma.

A horta pode ser feita em canteiros ou em vasos 

ervas na cozinha

Canteiros podem ser preparados limpando-se a área, adicionando húmus de minhoca e composto orgânico, também conhecido como terra vegetal.

Misture bem, adicionando também adubo de aves, na proporção de 300 gramas/m2.

Plante suas mudas com espaçamentos que poderão variar de 10 cm para cebolinhas até 50 cm para tomates, verifique as fichas das plantas aqui no site para saber mais detalhes.

Vasos devem ter o furo de drenagem protegido com geomanta, pedaço de malha  de tecido de algodão (camiseta), plástica (redinhas de frutas) ou pedrinhas. 

Coloque mistura de composto, húmus de minhoca e areia em partes iguais e plante suas mudas.

a neighbor's front stairsSe usar vasos de boca larga, mais ornamentais, escolha sempre de plástico ou argila, evite os de cimento, muito pesados para sacadas.

Vá a uma floricultura ou horto, garimpe suas plantas e venha para casa de braços repletos e rodeado de perfumes.

Verifique como cultivar aqui mesmo no site, temos muitas fichas de plantas aromáticas e de horta.

E seja um produtor urbano.

Rodeie-se de plantas, cultive este hábito e sua vida mudará.

 

 

1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.