Como Fazer um Jardim na Laje

Escrito por

O telhado inclinado está rapidamente perdendo espaço para a nova tendência mundial: a laje vegetada. Veja como fazer a sua.

Bancos, empresas de comércio diversos, hotéis, condomínios… na Europa, a vegetação sobre a parte superior das edificações faz parte dos projetos urbanos.
No nosso país, Porto Alegre, São Paulo, Salvador e outras capitais têm vários edifícios com cobertura viva.

Por conta deste mercado em expansão, diversas empresas estão se formando para atender a demanda de implantação e manutenção destes jardins nas alturas.

Para o jardim na laje é preciso também todo um conhecimento de estrutura, recipientes, substratos, plantas e cuidados. Acompanhe a seguir.

Verifique se a Laje Suporta um Jardim

jardim-no-telhado

Para receber esta carga de peso sobre a laje é preciso que o jardim esteja prevista já no projeto de edificação.
O reforço das estruturas faz parte do projeto da obra do local.

A implantação de um jardim sobre laje de construções antigas deverá ser tecnicamente avaliada antes dos condôminos se aventurarem a colocar vasos e árvores no espaço.

Não estamos falando aqui de pequenos vasos, como jardineiras de 1,0 metro x 0,25 m com plantas para organizar uma mini horta, mas de jardineiras de alvenaria ou mesmo a laje inteira recebendo uma carga enorme de pedras, substrato e plantas de maior porte.

Projeto de Paisagismo para Laje ou Cobertura

Poderá ser feito um projeto de laje vegetada onde contempla toda a área, num verdadeiro jardim suspenso. Poderá ser de plantas pequenas, herbáceas anuais e perenes, arbustos de pequeno porte.

Até laguinhos, bancos e mesinhas poderão fazer parte desse espaço verde.
Esta opção deverá ser interessante quando os condôminos desejam também uma área de lazer além da cobertura.

Para plantas arbustivas de maior porte como as azaléias (Rhododedron simsii) serão necessários recipientes para conter o substrato e o grande volume de raízes.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: New Brunswick Tourism | Tourisme Nouveau-Brunswick