Jardim na Laje com Jardineiras ou Vasos

Escrito por

Quando o assunto é laje vegetada as opções são diversas. Uma delas é montar o seu jardim na laje a partir de jardineiras ou vasos. Veja a seguir como fazer.

A opção por jardineiras em alvenaria podem ser feitas durante a obra de implantação do edifício, ficando na finalização apenas a adição de impermeabilização, substratos e plantas.

Receberão o acabamento constantes do projeto.

A colocação de jardineiras depois de tudo pronto poderá trazer problemas de logística, principalmente se a passagem para a laje implicar naquelas escadinhas estreitas de cobertura que todo mundo conhece e não aprecia.

Para resolver este problema recomenda-se a contratação de uma grua para a colocação destes recipientes lá em cima.
Aliás, também o transporte de substratos, pedras, plantas e todos os elementos de grandes dimensões. Isso otimizará a hora técnica do custo operacional.

Instalação das Jardineiras na Lage Vegetada

jardineiras-de-concretoVasos e floreiras deverão receber várias camadas de impermeabilizante, devendo secar muito bem antes de colocar o substrato e as plantas.

Se as plantas do projeto tiverem raízes mais agressivas esta floreira deverá receber também uma manta anti-raiz.

É um material projetado para evitar que as raízes atinjam rachaduras e canos do prédio.

Para a proteção do material da laje, concreto ou piso impermeável, deverá ser feita a proteção em sucessivas camadas de lonas especiais com proteção U.V.

Além disso, grelhas para o sistema de escoamento de águas de chuva, mangueiras de irrigação e reuso das águas percoladas são essenciais. Bomba, sistema de filtragem da água e outros insumos também.

Substrato para Plantio em Laje

O substrato precisa sempre ser leve: compostos orgânicos de folhas, turfa modificada, cascas.

Num jardim na laje é preciso ter este material o mais simples possível e que seja de fácil reposição para a manutenção da área.

Trata-se de um espaço de pouca profundidade sem solo mineral que as plantas poderiam explorar com o sistema radicular. Portanto, a reposição de nutrientes poderá ser feita com adubos químicos granulados para manter as plantas saudáveis e bonitas.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: jingdianjiaju2