Coloque Cor em seu Jardim de Outono

Escrito por

Plantas para quebrar a monotonia do verde e dar um toque colorido no jardim de outono.
Sugestões de árvores, arbustos e herbáceas que florescem no Outono.

Jardim de Outono e suas flores

Quando o verão já se aproxima do final, mudanças começam a acontecer.

celosiaEm março entra oficialmente o outono, quando em algumas regiões do Brasil ocorre mudança visível na paisagem.
É época de colher goiabas e araçás, a nova colheita da safra de maçãs.

Nos jardins começa a se tornar visível que muitas plantas terminaram o seu ciclo, para as chamadas anuais de verão, tais como o agerato (Ageratum), a calêndula (Calendula officinalis) e outras.

Muitas destas plantas anuais continuam ainda florescendo até o meio do outono, como a celosia (Celosia argentea) com seus flamejantes penachos coloridos em meio ao verde nos canteiros.

Árvores que florescem no outono

Podemos contar nesta época de transição entre o meio do verão até o meio do outono com inúmeras árvores e arbustos que nos fornecem flores.

Pássaros nectaríferos, borboletas e outros insetos polinizadores têm assim alimento e nosso dever como paisagistas e jardineiros é a introdução e manutenção destas plantas para propiciar a biodiversidade das áreas verdes da cidade.

sibipiruna   Uma árvore exótica de belas flores é a Spatódea (Spathodea), que no meio do verão até bem tarde no outono nos brinda com inflorescências lindas, cálices aveludados e pétalas flamejantes, em meio a folhagem escura.

É uma árvore de grande porte, mais cultivada em parques e canteiros centrais de avenidas.

Outras belas árvores, nativas, são a aleluia (Cassia macranthera) e a sibipiruna (Caesalpina peltophoroides) de inflorescências amarelas de longa duração.

Arbustos com flores para o outono

Os jardins têm nos arbustos a sua estrutura e muitos de floração contínua ou mesmo sazonal poderão nos brindar com o espetáculo de suas flores.

Hibiscos para beija-flores

hibisco sinensisOs hibiscos (Hibiscus rosa sinensis e Hibiscus syriacus), de flores em diversas cores, servindo de cerca-viva para separação de ambientes ou cortina visual, sempre são um ornamento positivo para os jardins, fornecendo néctar para os beija-flores.

Tibouchinas ou quaresmeiras do outono

TibouchinasCaracterísticas da época, as tibuchinas ou quaresmeiras (Tibouchina urvelliana e Tibouchina stenocarpa) de flores púrpuras, azuis ou roxas dão um toque de elegância a qualquer recanto.

Trepadeiras que florescem no outono

jasmim poeta

Para quem aprecia trepadeiras, algumas delas têm floração contínua até o final do outono, entre elas a lágrima-de-cristo (Clerodendron thomsoniae) , a trombeta-chinesa (Campsis grandiflora) e o jasmim-dos-poetas (Jasminum polianthum).

Arbustos efeito cascata para taludes

jasmim-amarelo-cascata-miniEm jardins com taludes por vezes é difícil determinar plantas para cobrir espaços.

Também longos muros, paredes com janelas altas, o preenchimento destes vazios pode ser feito com arbustos do tipo cascata que fazem um belo efeito.

Entre tantos cito o jasmim-primulinum também conhecido como jasmim-amarelo (Jasminum mesnyi), com longos e flexíveis ramos de floração do verão até o meio do outono.

Suas flores luminosas são um espetáculo em meio à folhagem fina e escura.

clusia femea Outro arbusto que têm esta capacidade de enfeitar é a clúsia (Clusia rosea) que deverá ter seu crescimento controlado por podas eventuais.

É um arbusto de flores femininas e masculinas em plantas diferentes, muito ornamentais.