Nitrogênio (N) e Adubação Verde na Horta

Escrito por

Muitas das hortaliças que podemos cultivar na horta caseira são ávidas por nitrogênio (N).

O sintoma de pouco deste elemento causa folhas amareladas e pouco crescimento vegetal.

Saiba a seguir como usar o nitrogênio a favor da sua plantação e em que consiste a adubação verde.

O Nitrogênio nas Plantas

O nitrogênio está presente no desenvolvimento vegetal, no DNA, RNA, nas proteínas e aminoácidos.

Está presenta na estrutura das plantas e desta forma podem ser consumidos por insetos, animais e humanos, que não são capazes de sintetizar o N.

Como o nitrogênio é um gás presente na atmosfera, sua captura pelas plantas é feita através da respiração. O N presente no solo está em compostos químicos.

Plantas que Absorvem Nitrogênio (N) por Bactérias

solo fetilidade brotosAlgumas plantas são capazes de fixar o N atmosférico no solo, contando com as bactérias diazotróficas que são também conhecidas como bactérias fixadoras de nitrogênio.

A reação de fixação é feita através de uma enzima (nitrogenase).

Estas bactérias têm uma simbiose com determinadas plantas, como as leguminosas, entre elas os feijões, ervilhas e soja.

Se beneficiam dos produtos da fotossíntese produzido pela planta hospedeira. Retiram do solo e fixam nas suas raízes o N assimilável para esta.

Há, então, a formação de nódulos, característica desta associação.

Outras bactérias podem fazer associações com culturas de banana, mamão e gramíneas como cana de açúcar, milho e trigo, mas a quantidade não é suficiente para atender à demanda das culturas, sendo necessário complementar com adubação química.

Adubação Verde: O Que É

A adubação verde é uma prática sustentável.

Consiste na rotação de culturas, onde são semeadas plantas com capacidade de fixar o N ao solo, beneficiando a cultura seguinte.

nodos nitrogênioTambém é feita a inoculação das sementes com bactérias do gênero Rhizobium que fixam o N, permitindo assim menor custo ao agricultor, pois adubos nitrogenados são caros.

Mas como fazer a melhoria do solo da nossa horta em pequenos espaços, quando não temos a possibilidade de usar o mesmo dos produtores?

Podemos realizar a adubação verde. Esta propicia maior teor de nitrogênio no solo, com aumento de outros elementos oriundos das plantas semeadas e, portanto, o teor de nutrientes em geral disponíveis para as plantas que desejamos cultivar.

A exploração do solo por diferentes tipos e tamanhos de raízes favorece um melhor aproveitamento da água disponível.Também há uma captação maior de CO2, o gás carbônico um dos responsáveis pelo efeito estufa de aquecimento global.

Como é Feita a Adubação Verde?

compostagem caseiraPreparar o canteiro destorroando e nivelando. Adicionar composto orgânico e esterco de gado bem curtido para que as plantas se desenvolvam bem.

Escolher entre a lista de plantas que são boas fixadores de nitrogênio (N) e realizar a semeadura, cobrindo com camada leve de terra seca peneirada. Regar bem.

Deixar ocorrer a germinação e o desenvolvimento das mudas até que se inicie o botão floral.

Cortar a planta em pequenas porções e incorporar no solo, enterrando.

Este corte também pode ser feito mais cedo, antes da floração, com a planta ainda tenra, com mais água, o que facilita a decomposição pelos micro-organismos do solo.

 

Nesta etapa elas também têm mais teores minerais, o que beneficiaria a cultura seguinte.

Quando já madura as mudas têm mais tecidos fibrosos tornado mais lenta sua degradação, embora mais massa vegetal.