Horta em Propriedade de Montanha

Escrito por

Propriedades em solos montanhosos podem ter problemas com o cultivo maior de hortaliças quando os terrenos são muito inclinados. Saiba como contornar essa condição e fazer um bom cultivo.

Cuidados na Hora de Planejar uma Horta em Terrenos Inclinados

hortaPara cultivo de lavouras há exigências de preservação de áreas muito declivosas que são consideradas Áreas de preservação Permanente (APP).
O cultivo nestas áreas é proibido por que além de possuírem muitas fontes de água que se transformam em riachos e rios, são lugares onde há muitos animais, como aves, mamíferos, répteis e insetos e é necessária sua preservação.

Além disto, são em geral solos rasos, quase em cima das rochas de origem, com uma camada de poucos centímetros de terra e matéria orgânica.
Podem apresentar erosão facilmente, tornando-se rapidamente em local inóspito com o afloramento das rochas.

Como Montar uma Horta em Áreas de Declive

Uma propriedade localizada em zona montanhosa deve ser estudada cuidadosamente para a implantação de um jardim ou uma horta. A declividade acentuada poderá ser controlada através de terraceamento com muros de contenção, verdadeira obra de engenharia.

O cultivo de hortaliças em regiões assim deve utilizar a técnica de curvas de níveis, onde as valetas entre elas impedem que a água de chuvas se transforme em enxurrada, levando tudo por diante.

Hortas em locais declivosos podem ter problemas de secas, pois a água desce montanha abaixo então a irrigação frequente da horta ou a irrigação controlada por mangueiras de gotejamento garantirão o sucesso na cultura.

A Incidência do Sol é Importante para sua Horta

sol hortaTambém é conveniente e necessária a observação da orientação solar do espaço.

Hortas para oeste poderão ser ótimas para chuchus e morangas, mas para as folhosas como alfaces, rúculas e radites são grande desastre. As folhas ficam endurecidas com muito sol e a radite fica bem amarga.

Se não for possível seu estabelecimento com orientação para leste, sugiro que plante estas hortaliças na sombra de outras mais altas, como pimentões (Capsicum annum) ou couves (Brassica oleracea) e faça a bordadura dos canteiros com cebolinha (Allium fistulosum ou Allium schoenoprasum).

Outra idéia é a confecção de uma cerca baixa de tela para servir de parede entre as plantas e o sol da tarde, onde poderão ser plantados ervilhas (Pisum sativum), pepinos (Cucumis sativus) e feijões-vagens (Faseolus vulgaris).

Dicas de Adubação para Horta Orgânica em Área de Montanha

Feita a parte necessária de preservação do solo, podemos aplicar fertilizantes orgânicos feitos de composto orgânico completo. Isto é, que tenham também adubo animal de curral bem curtido.
Caso a horta seja somente orgânica, a adição de fosfato natural de rocha poderá propiciar a este solo o fósforo necessário para cultivo das hortaliças.

Para hortas grandes será conveniente fazer a análise de solos e consultar um engenheiro agrônomo para a adubação e correção do solo.

Plantas de Horta que Ajudam a Preservar o Solo

horta casaUtilizar plantas consorciadas que explorem diferentes profundidades de solo também é uma prática recomendável.

Por exemplo, folhosas como a alface (Lactuca sativa) que tem pouca profundidade de cultivo pode ser consorciada com cenouras (Daucus carota) ou ainda moranguinhos (Fragaria vesca), cujos estolões prendem o solo superficial e formam uma rede.

Algumas plantas de lavoura também poderão ser cultivadas na horta doméstica com sucesso.

É o caso da abobrinha italiana (Cucurbita pepo) e da batata-doce (Ipomeia batatas), que formam densa massa foliar que ajuda a preservar o solo, pois suas folhas protegem a terra do impacto das gotas de chuva.
Além de deliciosas, podem alimentar grande número de pessoas mesmo sendo uma horta em pequeno espaço.

Mas a hortaliça de maior produção para uma horta em casa é sem dúvida o chuchu (Sechium edule). Necessita de espaço, pode ser na cerca de divisa, numa latada exclusiva ou num poste com peças de ferro aparafusadas em forma de espiral.
O chuchu é sensível ao frio, mas nas regiões de clima ameno sua produção é assombrosa.

Controle Orgânico das Pragas

Resta controlar as pragas de horta que certamente surgirão em busca da partilha do que o jardineiro cultiva com cuidado. Ácaros vermelhos, cochonilhas, pulgões, cigarrinhas, gafanhotos, lesmas e outros tantos.

O uso de plantas repelentes para insetos é uma ótima dica além do uso de chás repelentes que não afetarão a saúde de animais domésticos nem de humanos.

Assim, seja em local montanhoso ou não, o jardineiro amador poderá produzir alimentos de grande valor nutricional, sem venenos e somente dedicando algumas horas do seu dia.
Colocar na mesa para a família receitas confeccionadas com a produção da horta é fator de orgulho e profunda satisfação. Não tem preço.