Hidroponia ou cultivo em solo! Qual escolher?

Escrito por

Hidroponia ou cultivo em solo …

Pesando o tipo de cultivo a ser escolhido

 

No cultivo hidropônico não se usa solo mineral e pode ser feito em pequenos espaços.

A grande maioria das produções é feitas em cultivo protegido dentro de estufas. Isto permite grande controle sobre insetos e outras pragas, pois as estufas são também feitas de modo a permitir a entrada do ar, mas não de insetos voadores.

As plantas cultivadas na hidroponia não têm contato com a terra e, portanto aqueles agentes patogênicos que podem causar doenças em humanos não estão presentes.

Hidroponia ou cultivo em solo

Ao invés de usar agrotóxicos, podemos usar bio-repelentes como a Alamanda

O uso de venenos e agrotóxicos no sistema hidropônico não está, no entanto, descartado, mas a possibilidade de controle é maior num meio fechado.

Também no cultivo hidropônico é possível a utilização de “venenos verdes”, à base de óleo de neem e os já comentados chás de plantas repelentes, pulverizados sobre a cultura.

No entanto, quando ocorre a contaminação das plantas por agentes patogênicos, como fungos e bactérias, a perda de enorme quantidade de plantas é o grande problema, pois as doenças se propagam rapidamente, contaminando a produção.

O fornecimento de nutrientes é controlado e próprio para cada cultura em produção.

A tecnologia do cultivo em hidroponia está bem avançada

No cultivo sem solo mineral, há diversas técnicas utilizadas.
Algumas usam apenas água com soluções nutritivas outras usam com substratos inertes que servem de ancoragem para a planta.

Pesquisas desenvolveram técnicas que têm sido aperfeiçoadas e existem diversas empresas que fornecem desde materiais de cultivo, partículas especiais para meio hidropônico, nutrientes, estufas para cultivo protegido a equipamentos como calhas para a produção, bombas e mangueiras.

Hidroponia ou cultivo em solo?A tecnologia é bastante avançada neste setor.

As plantas recebem o que necessitam para crescer, florescer, frutificar, como no caso dos tomates e para a produção de folhas perfeitas, sem danos na sua estrutura e forma, como nas folhosas como as alfaces.

A higienização dos produtos hidropônicos é mais fácil, eles já vêm limpos de terra e de outras impurezas.

Mas não aconselho a que sejam consumidos sem a devida passagem pela água limpa para utilização culinária.

Desvantagens do cultivo em solo

Hidroponia ou cultivo em solo  -  basilJá  em regiões agrestes, de climas ásperos pode representar grande prejuízo na área comercial, com a perda de colheitas por granizo ou seca, como para produção de melancia, melão, abóboras, milho e batatinhas.

A contaminação do solo com excesso de fertilizantes ou por venenos para combate a pragas de lavoura é uma realidade e grandes monoculturas têm grandes problemas com isto.

A contaminação destes elementos em lençóis freáticos (água subterrânea), riachos e córregos junto a lavouras tem sido a grande preocupação de ambientalistas que se dedicam a estudar o meio ambiente e as causas da degradação de solos e águas.

Também neste solo estão presentes organismos patogênicos que causam doenças nas plantas e até em animais e seres humanos.

Vantagens do cultivo em solo ou substrato

Como vantagem há a facilidade de utilização de máquinas e implementos agrícolas para grandes e extensas lavouras, grandes produções de soja, trigo, oleaginosas e indústria açucareira para produção de açúcar ou bicombustível.

Também na fruticultura o emprego de solo mineral é uma prática utilizada com sucesso.

Seu emprego em hortaliças, dependendo do clima é uma prática comum.  É como podemos realizar nossas hortas domésticas, por exemplo.

hidro-canteiro

Canteiro com Garrafas pet

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: jedhakuro, geefour907, Bekathwia, Qfamily