Grama Amendoim (Arachis repens)

Escrito por

Grama-amendoim  Arachis repens

Nome botânico: Arachis repens Handro

Nome popular: grama-amendoim, amendoim-rasteiro

Angiospermae – Família Faboideae

Origem: nativa brasileira

 

Descrição:

Arachis pintoi

Arachis pintoi

Planta herbácea perene, rasteira, com altura em torno de 20 a 25 cm de altura, muito ramificada, com entrenós marcados.

Folhas compostas verdes  de folíolos ovais e flores pequenas amarelas que surgem na primavera e são um complemento a mais na decoração dos espaços.

Pode ser cultivada em quase todo o país, em regiões de clima ameno a quente. Tem pouca tolerância ao frio.

 

Modo de cultivo

Aprecia locais ensolarados e é adequada a áreas sem pisoteio, cobre perfeitamente taludes e rampas, opção para quem deseja diminuir áreas gramadas sem perder o efeito de um espaço verde.

Para cultivar, projetar primeiro o espaço, delimitando com separador de grama.

Preparar o terreno, aerando bem o solo, adicionando composto orgânico e adubos orgânicos de gado bem curtido, cerca de 1 kg/m2, incorporando bem e nivelando para o plantio.

As mudas são comercializadas em caixas com 15 unidades ou também podem ser adquiridas as sementes  em agropecuárias, pois a planta é também considerada  forragem para animais.

Para semear, preparar embalagens, tipo saquinho de cultivo ou embalagens alternativas de copinhos plásticos descartados, fazendo um furo no fundo para a saída da água de regas.

Arachis repensColocar composto orgânico, umedecer  e semear, cobrindo com terra seca ou areia.

Manter em cultivo protegido, sempre conservando a umidade da terra. Quando a muda estiver desenvolvida, levar para o canteiro preparado com espaçamento de 25 a 35 cm de distância, em linhas desencontradas.

Rapidamente será fechado o espaço entre elas, formando denso tapete.

As regas devem ser frequentes nas épocas quentes ou quando não houver chuvas.

Para fazer a propagação vegetativa de mudas basta separar as touceiras ou pelos raminhos enraizados, colocando em local definitivo.

Em paisagismo moderno, as áreas gramadas tem sido reduzidas para diminuir a manutenção além de também procurar introduzir em projetos a utilização de plantas nativas perenes, sendo então uma ótima sugestão o uso da grama-amendoim.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Macleay Grass Man