É cada vez mais comum encontrar árvores frutíferas em ambientes internos ou pequenos como terraços, varandas ou jardins de inverno. Hoje essas espécies podem ser cultivadas em outros locais e não apenas em casas com vastos quintais, como antigamente. Quer tentar? Então vem com a gente que não tem mistério!

Espécies Frutíferas que Podem Ser Plantadas em Casa

São diversas as arvores frutíferas que apresentam pequeno porte e crescimento lento e que podem fazer parte da composição de um ambiente menor, se receberem os cuidados adequados.

Entre elas estão:

  • Jabuticaba;
  • Pitanga;
  • Araçá;
  • Grumixama;
  • Romã;
  • Acerola.

Ainda que possam ser mantidas em vasos e espaços menores, todas essas espécies precisam receber sol diariamente. Por isso é indicado que elas fiquem em locais ensolarados, como as varandas.

Projeto de Jardim com Árvores Frutíferas

frutíferasAs árvores frutíferas são opções novas e práticas para um projeto de jardim. No entanto devem seguir alguns cuidados, tanto para o desenvolvimento quando para a escolha das demais plantas do local.

O indicado é que não se misture em um mesmo espaço diversas árvores com frutos. Selecione apenas uma ou no máximo duas. Para completar o ambiente utilize flores ornamentais que não vão deixar o ambiente carregado.

Para escolher qual planta cultivar em casa deve-se considerar diversos fatores estéticos. Textura da folhagem, das flores, os frutos, o volume da planta, sua altura, forma e diâmetro da copa.

É preciso escolher as demais plantas do ambiente de forma que elas combinem com a árvore frutífera escolhida.

Frutas em Casa

Algumas pessoas têm dúvidas se as árvores frutíferas em vasos realmente dão frutos que podem ser ingeridos. Sim, é possível comer os frutos dessas plantas. Contudo ela irá apresentar uma menor produtividade e será mais suscetível a pragas.

frutíferasPara evitar que a planta adoeça é necessário fazer uma adubação mais completa pelo menos quatro vezes ao ano. E ter atenção dobrada com o crescimento das raízes.

O cultivo da planta frutífera em casa deve ter início já com a escolha do vaso. Ele deve ter as dimensões de acordo com o porte da planta, para que ela não fique apertada ou sem espaço para se desenvolver. Independente do material escolhido para o vaso.

Para preparar o vaso para receber a planta deve-se colocar uma cama de drenagem ao fundo. Brita, uma manta geotêxtil acima e depois o substrato com matéria orgânica rica, com adubo ou composto orgânico.

O solo deve ser bem aerado e ter uma boa capacidade de reter umidade e nutrientes.

Caso a planta frutífera seja colocada em um jardim e não em vaso, mas ainda com pouco espaço, deve ser escolhida uma espécie de pequeno porte. E que receba os nutrientes necessários para o desenvolvimento, seja com adubo ou outros materiais orgânicos.

Cultivo de Frutíferas em Vasos

frutíferas

Na fase de crescimento da árvore a poda será importante para direcionar o crescimento e o formato da planta. Pense numa altura adequada ao espaço disponível e a formação dos ramos laterais.

Para que a planta tenha um bom desenvolvimento não se deve alternar o encharcamento do solo com ressecamentos drásticos.

O ideal é que a rega siga uma frequência determinada, considerando a necessidade de água da espécie. Mantenha essa rotina aguando a planta, preferencialmente, no período da manhã.

Com esses cuidados os projetos de jardinagem e paisagismo das casas com plantas frutíferas poderão ser mantidos por mais tempo, sem prejuízo para a planta.