Cultive Árvores Frutíferas em Varandas e Jardins

Escrito por

 

Cultivar plantas ornamentais e pequenas espécies em casa já é uma tradição antiga.

No entanto recentemente se tornou mais comum o uso de árvores frutíferas para compor a jardinagem e paisagismo, mesmo de ambientes internos ou pequenos como terraços, varandas ou jardins de inverno.

Em outras palavras, hoje essas espécies podem ser cultivadas em outros locais e não apenas em casas com vastos quintais, como antigamente.

Espécies Frutíferas que Podem Ser Plantadas em Casa

São diversas as arvores frutíferas que apresentam pequeno porte e crescimento lento e que podem fazer parte da composição de um ambiente menor, se receberem os cuidados adequados.

Entre elas estão:

  • Jabuticaba;
  • Pitanga;
  • Araçá;
  • Grumixama;
  • Romã;
  • Acerola.

Ainda que possam ser mantidas em vasos e espaços menores, todas essas espécies precisam receber sol diariamente, por isso é indicado que elas fiquem em locais ensolarados, como as varandas.

Projeto de Jardim com Árvores Frutíferas

pitangueira em vaso

Pitangueira em vaso

As árvores frutíferas são opções novas e práticas para um projeto de jardim, mas devem seguir alguns cuidados tanto para o desenvolvimento quando para a escolha das demais plantas do local.

O indicado é que não se misture em um mesmo espaço diversas árvores com frutos, selecione apenas uma ou no máximo duas e para completar o ambiente utilize flores ornamentais que não vão deixar o ambiente carregado.

Para escolher qual planta cultivar em casa deve-se considerar diversos fatores estéticos, como textura da folhagem, das flores, os frutos, o volume da planta, com sua altura, forma e diâmetro da copa.

É preciso escolher as demais plantas do ambiente de forma que elas combinem com a árvore frutífera escolhida.

Frutas em Casa

Algumas pessoas têm dúvidas se as árvores frutíferas em vasos realmente dão frutos que podem ser ingeridos.

Sim, é possível comer os frutos dessas plantas, no entanto ela irá apresentar uma menor produtividade e será mais suscetível as pragas.

Para evitar que a planta adoeça é necessário fazer uma adubação mais completa pelo menos quatro vezes ao ano e ter atenção dobrada com o crescimento das raízes.

O cultivo da planta frutífera em casa deve ter início já com a escolha do vaso, ele deve ter as dimensões de acordo com o porte da planta, para que ela não fique apertada ou sem espaço para se desenvolver, independente do material escolhido para o vaso.

Para preparar o vaso para receber a planta deve-se colocar uma cama de drenagem ao fundo, com brita, uma manta geotêxtil acima e depois o substrato com matéria orgânica rica, com adubo ou composto orgânico. O solo deve ser bem aerado e ter uma boa capacidade de reter umidade e nutrientes.

Caso a planta frutífera seja colocada em um jardim e não em vaso, mas ainda com pouco espaço, deve ser escolhida uma espécie de pequeno porte e que receba os nutrientes necessários para o desenvolvimento, seja com adubo ou outros materiais orgânicos.

Cultivo de Frutíferas em Vasos

vaso frutífera

Na fase de crescimento da árvore a poda será importante para direcionar o crescimento e o formato da planta, com uma altura adequada ao espaço disponível e a formação dos ramos laterais.

Para que a planta tenha um bom desenvolvimento não se deve alternar o encharcamento do solo com ressecamentos drásticos.

O ideal é que a rega siga uma frequência determinada, considerando a necessidade de água da espécie e mantenha-se essa rotina, aguando a planta, preferencialmente, no período da manhã.

Com esses cuidados os projetos de jardinagem e paisagismo das casas com plantas frutíferas poderão ser mantidos por mais tempo, sem prejuízo para a planta.

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Raízes Marambaia.