Kumquat (Fortunella Margarita)

Escrito por

O Kumquat é um pé de laranja pequena que pode até ser plantada em um apartamento!

Nome Botânico: Fortunella margarita S.
Nomes Populares: Kumquat, laranjinha, kinkan, xinxim
Família: Angiospermae –Família Rutaceae
Origem: Ásia

Descrição:

Kumquat ou Laranja Kinkan

Laranjinha Kinkan, Xinxim ou Kinkim

Pequena arvoreta de altura variável entre 3 a 5,0 metros, lento crescimento, muito ramificada, com ramos angulosos. A copa é densa e a folhagem é perene, com poucos ou muitos espinhos. As folhas são pequenas, coriáceas e ovais lanceoladas de um verde escuro brilhante na parte superior e mais claras na página inferior, com inserção alterna nos ramos.

As flores são semelhantes às das laranjeiras de outros gêneros, completas, na cor branca, perfumadas surgindo junto da axila das folhas com pedúnculo curto. Podem se apresentar solitárias ou em conjunto com até quatro flores, durante a primavera até o verão. Os frutos produzidos tem forma variada conforme a variedade, têm casca fina, polpa sumarenta com uma a duas sementes, sabor doce acidulado.

Citamos somente duas variedades entre tantas cultivadas: na variedade Nagami os frutinhos são ovalados cor amarela escura a laranja intenso, já na variedade Meiwa são redondos e de cor laranja mais escura.

Como plantar a laranja kumquat ou kinkan:

Para regiões de clima temperado com temperaturas amenas no inverno, pois é sensível a frios e geadas.
Em canteiros no jardim a sombra parcial à tarde será benéfica. Desde o séc. XII é cultivado na China e foi introduzida na Europa por volta de 1646.

O substrato de cultivo com algum teor de argila, fértil e profundo e muito bem drenado, com pH em torno de 5,5 a 6,5.

Cultivo em canteiro:

Para cultivar em canteiros, abrir um buraco maior que o torrão duas vezes. Misturar composto orgânico com húmus de minhoca em partes iguais o quanto necessite com cerca de 1 a 2,0 kg de adubo animal de curral bem curtido ou a metade desta quantidade se for cama de galinheiro. Adicionar 100 gramas de fosfato natural de rocha ou farinha de ossos, misturar tudo.

Não deixar fundos e paredes da cova muito compactadas. Sem deixar desbarrancar, soltar com a pazinha um pouco da terra nas laterais. Em terrenos argilosos acrescentar um pouco de arei no fundo, facilitando assim a drenagem das águas.

Colocar parte da mistura do substrato preparado no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais. Apertar de leve para compactar e regar bem. Em regiões mais quentes ou plantio em estações mais secas estas regas deverão ser diárias. Isto garante a sobrevivência da muda.

Mudas e propagação da kumquat

A propagação por sementes é demorada e nem sempre um sucesso.

O método mais utilizado é a enxertia, feita com porta-enxerto de limoeiro-bravo (Poncirus trifoliata) ou de laranja-azeda (Citrus auranticum), também pomelo (Citrus x paradisi).

Uso decorativo e paisagismo

Foto por Hotarugari

O kumquat é muito usado para ornamentação de jardins, sacadas e terraços.

Em vaso não chega a desenvolver a mesma altura do cultivo em solo.

Para interiores também é possível seu cultivo, desde que seja junto a janelas onde possa receber sol direto uma parte do dia.

Valor nutricional da laranja kinkim ou xinxim:

O kumquat é excelente alimento, de baixa caloria, 100 gramas contém apenas 71 calorias. Tem vitaminas, sais minerais e pigmentos antioxidantes, tanino e pectina. Pode ser preparado em forma de chutneys, compotas e licores. O óleo essencial da casca dos frutinho e dos brotos novos da planta são base de perfume.