Plantas para Forrações e Cobertura Vegetal

Escrito por

Razões para ter uma cobertura vegetal

Nos acostumamos ao verde-esmeralda da grama, plantas que são indicadas para campos de futebol e áreas de jogos infantis.
O gramado ainda é muito cultivado na maioria dos jardins.

Para quem não tem tempo e não deseja jardineiro nem equipe de manutenção, a tarefa de cortar a grama frequentemente passa a ser um passatempo odiado.

O gramado acaba por ser meio abandonado, virando local onde os cachorros brincam, deixam seus “presentes” e a grama começa a ficar queimada, irregular, os inços aparecem e o que era bonito agora mostra a falta de cuidado.

Coberturas vegetais: Alternativas + sustentáveis do que o gramado

lambari, nda do mar, trapeoraba
Nos tempo de projetos sustentáveis, o gramado representa uma grande fonte de consumo de água.

Lugares sem pisoteio, e sob pequenos bosques de árvores, a cobertura vegetal ou forração pode cumprir bem o papel de cobertura do solo, preservando a umidade bem como a beleza do projeto paisagístico.

Escolhendo as plantas para as forrações

Escolhem-se as plantas para as forrações, conforme a insolação e o tipo de solo do local.
Após seu estabelecimento necessitam muito pouco de cuidados, fertilizantes e manutenção.

Este fator diminui a percolação das águas levando a camada superficial do solo ou encher as ruas e transbordar bueiros, principalmente em áreas com pisos e asfaltos.

Desde que espalhar-se é uma das características das plantas para forrações, a seleção cuidadosa é a verdadeira chave do sucesso.

Hedera-helix
As heras (Hedera helix), por exemplo, além de estender-se pelo chão são capazes de subir muros e árvores, enredando todos com seus ramos e folhas triangulares.

Se não é esta a intenção do projeto, evite colocá-las.

vinca major

Lugares com certo declive costumam ficar esplêndidos com a hera ou então com a vinca-de-flores azuis (Vinca major).

Além de economizar água, mão-de-obra e ser paisagisticamente corretas no que diz respeito à sustentabilidade, as coberturas vegetais são excelentes controladoras de inços.

Forrações de sombra

cobertura-terreno

As forrações de altura média como a onda-do-mar (Tradescantia zebrina) e o singônio (Syngonium), são ótimas para forrações de pequenos bosques e ao redor de árvores de muita sombra.
Também impedem a germinação de outras sementes.