As formigas encontram a planta e começam a derrubar as folhas. Cortam-nas e as partem em pedacinhos que consigam carregar. As formigas cortadeiras são especialistas nisso, fazendo com que algumas espécies vegetais definhem e morram. Entenda melhor essa dinâmica e aprenda a proteger o seu jardim dessa espécie de formigas.

Como as Formigas Danificam as Plantas

Este trabalho é feito pelas operárias. Através de um ferormônio chamado de ferormônio de trilha, as formigas acham o caminho de volta ao formigueiro, levando pedaços da folha cortada.

Quando se passa a mão ou qualquer substância no carreiro, há mistura de elementos, o que desorientam as formigas que passam carregadas ou em direção à planta.

A planta atacada tem acaba dispondo de menos superfície de folhas, diminuindo a área disponível para realizar a fotossíntese. Algumas plantas se recuperam rápido, se o ataque não for intenso; outras poderão atrasar a floração e até morrer.

Plantas Atacadas por Formigas Cortadeiras

Em sistemas de produção florestal, eucalipto e pínus têm grande problema com formigas. Nas lavouras de cana de açúcar e pastos as formigas são grande praga, podendo dizimar um pasto destinado ao alimento do gado em pouco tempo.

Em produção de citros, o problema é muito grave, sendo preciso atenção redobrada nas épocas de reprodução dos insetos para a localização das colônias e fazer o devido controle.

formiga cortadeira

Na horta, as formigas atacam as plantas, principalmente as recém plantadas. No jardim, as roseiras são a grande atração, embora por experiência própria já vi carreiros de formigas levando folhas de salso-chorão e deixando as mudas de roseiras em paz.

Quando as Formigas Atacam

No jardim e na horta por vezes não há formigueiros visíveis. Na verdade, as formigas vêm de longe, de buracos nas calçadas e leitos de ruas ou praças onde não há controle.

Quase sempre o ataque de formigas é maior no final da primavera, verão e outono. Coincidindo com a abertura da nova colônia, sua expansão e armazenamento de substrato para o fungo antes do inverno.

Antes de uma chuva é possível localizar carreiros onde as formigas apressadas levam seus fardos.

Controle das Formigas Cortadeiras

formiga cortadeiraSabe-se que é necessário empregar venenos e técnicas para manter as formigas sob controle.

A dizimação da colônia é quase impossível devido ao sistema de galerias e panelas subterrâneas, que podem atingir uma distância de mais de 50,0 m entre uma saída e outra, os chamados olhos.

A aplicação de ingredientes químicos para liquidar as formigas é de longa data empregues, podendo ser em pó, líquido e nebulização.

Também métodos de controle biológico e mecânico são eficientes.