Flores Vermelhas para o Verão

Escrito por

A cor vermelha associada ao Natal pode ser usada para ornamentar diversos recantos no jardim no verão todo, já que podemos encontrar inúmeras plantas que tem florações nesta cor tão chamativa.

Árvores e arbustos são perenes e nos brindam a cada ano com suas flores.
Já herbáceas de ciclo curto e mesmo perenes de florações sazonais, como as bulbosas, poderão ser excelente adendo na ornamentação dos jardins.

Árvores e Arbustos de Flores Vermelhas que se Destacam

russelia

Russelia

O vermelho tem como complemento o verde das folhagens que poderá levar ao cansaço devido ao alto contraste entre ambas as cores.

Dosar os recantos e a quantidade de flores vermelhas, mesclando com plantas de flores brancas ou folhagens traduz um bom conhecimento de quem projeta o jardim.

Começando a partir de árvores que têm flores vermelhas temos o flamboyant (Delonix regia) que podemos encontrar com flores do alaranjado ao vermelho escuro.
Ele floresce a partir de dezembro, conforme a região do país. Para ser cultivado em parques ou jardins com muito espaço.

Os arbustos de flores vermelhas são muito numerosos e podemos encontrar a justicia-vermelha (Megaskeparma erythroclamys), um arbusto de grande porte, folhas bonitas e grandes inflorescências vermelhas escuras, que atraem muitos beija-flores.

A russelia (Russelia equisetiformis), tem um efeito espetacular quando colocada em taludes ou muros de arrimo.

Trepadeiras e Cercas Vivas de Floração Vermelha

malvavisco

Malvavisco

Já as trepadeiras chapéu-chinês (Holmskioldia sanguínea) e a escova-de-macaco vermelha (Combretum grandiflorum), devem ser cultivadas em cercas ou muros com condução em cabos de aço presos na alvenaria.

Cercas vivas com hibiscos (Hibiscus rosa sinensis) ou malvavisco (Malvaviscus arboreus) também podem ter arbustos de flores vermelhas, combinando com plantas de folhagens somente verdes.

Lembrar que a poda constante para manter o formato desejado tenderá a diminuir a quantidade de flores, que nascem na ponta dos ramos.

Touceiras e Canteiros em Tons de Vermelho

Entre as herbáceas de grande porte encontramos o caetê-vermelho (Heliconia bihai) que forma grandes touceiras e deve ser cultivada em locais com sombras à tarde.

De menor porte, mas não menos charmosos e de belo efeito ornamental, os gerânios (Pelargonium hortorum) e a alegria-de-jardim (Salvia splendens), para extensos canteiros em locais ensolarados.

Bulbosas e Forrações de Flores Vermelhas no Verão

tritonia

Tritonia

Os apaixonados por plantas bulbosas encontrarão muitas que poderão ornamentar seu jardim no verão. É o caso da tritônia (Crocosmia crocosmiiflora), de folhas finas e inflorescência delicada e da flor-de-tigre (Tigridia pavonia).

A vatsônia-alaranjada (Watsonia fulgens) é cultivada em extensos canteiros junto a gramados. O efeito destas plantas é espetacular.

Forrações com flores vermelhas são ótima opção para canteiros onde folhagens verdes podem ficar sem um efeito chamativo. Podemos usar a semânia (Gloxinia sylvatica) ou a coléria (Kohleria bogotensis), bem como a begônia-sempre-florida (Begonia semper florens).

Quem não tem jardim ou necessita de ornamentar espaços internos bem iluminados, poderá optar por florações vermelhas com a planta-batom (Aeschynanthus pulcher e A. lobianus), de folhagem pendente e inflorescências vistosas.