Flores para o Dia dos Namorados

Escrito por

Amor é indissociável de flores. Por isso, no Dia dos Namorados elas são tão procuradas. Conheça algumas sugestões tradicionais de plantas – e outras mais modernas – para presentear na data dos melhores casais, incluindo homens.

Dicas Gerais para Escolher a Flor Ideal para o Dia dos Namorados

Para representar o amor, não se prenda apenas à espécie de flor. Com exceção das rosas, que sempre simbolizam o amor, é importante que elas tenham as cores certas: rosa, vermelho ou branco.

Você pode entregá-las pessoalmente ou mandar para a casa da pessoa – é sempre uma surpresa maravilhosa para quem recebe! Ou você poderá usá-las para decorar sua casa para a encontro do Dia dos Namorados.

Um buquê tradicional com as flores e plantinhas coadjuvantes enrolado em papel celofane sempre funciona. No entanto algumas floriculturas mais modernas oferecem outras opções.

Uma delas é utilizar bolsinhas de papel kraft para acomodá-las. Ou mesmo vasos de vidro em formatos retos.

Um tubo de ensaio amarrado com fio de náilon e pendurado no teto pode conter uma ou duas unidades de flor, num belo efeito aéreo.

Flores Tradicionais para o Dia dos Namorados

rosa coraçãoAs rosas são a rainha das flores. São as mais tradicionais e, ao mesmo tempo, eternas: agradam, sem limites, pessoas de qualquer idade. Além disso, estão cheias de simbolismos.

De todas as cores, as rosas vermelhas encabeçam a lista de popularidade. Como são da cor do amor, figuram como uma das mais concorridas no Dia dos Namorados. Elas levam a mensagem do amor profundo e da paixão.
Rosas cor-de-rosa expressam o amor mais romântico e jovial – são mais doces. As chá são muito elegantes e compõem um buquê sofisticado em conjunto com as rosas rosadas.

Embora mais raras, rosas de cor lavanda contam a história de um amor à primeira vista, instantâneo. Já as amarelas falam sobre um relacionamento que resiste aos anos, e as brancas à pureza existente no vínculo.
Elas ficam bastante belas em arranjos com flores chuveirinho.

Os cravos também são considerados flores clássicas, e mais comuns para presentear homens. Eles possuem bordas picotadas, o que lhes confere alguma ousadia. Eles simbolizam a entrega plena, mas com liberdade.

gerberaOutra espécie muito conhecida é a margarida – mas talvez lhe falte mais intensidade para o Dia dos Namorados. A saída é escolher as do tipo gérberas, que são maiores, com maior quantidade de pétalas, miolo largo e cores românticas. Elas misturam o clássico com o moderno.

Com elas o ideal é comprar no mínimo uma dúzia e fazer um buquê exclusivo, sem plantas auxiliares. Já uma opção mais atual para o buquê com gérberas é utilizando junco na composição.

Tulipas são muito chiques: possuem um formato ovalado perfeito, com folhagem maravilhosa. Podem ser encontradas no Brasil nos meses mais frios – bem quando acontece o Dia dos Namorados.

Aqui, opte por arranjos aonde apenas elas fazem parte.

Flores Alternativas para Namorados

alstroemerias

Alstroemérias

Cada vez mais pessoas preferem flores menos previsíveis e que materializem, com mais originalidade, outros significados.

Embora bastante clássicos, os lírios são mais exagerados: possuem pétalas grandes, filetes de pólen bem projetados para fora e um perfume marcante. Podem ser encontrados em tons de pink, passando pelo rosa-claro e chegando ao branco.

O recado do lírio é uma paixão transbordante, superlativa. Sua versão copo-de-leite é mais majestoso, sofisticado e, ao mesmo tempo, doce.

Uma flor que se assemelha um pouco mas possui uma aparência mais particular é a alstroeméria. Também conhecida como lírio em miniatura, são delicadas, alegres e sedutoras, com risquinhos em tons mais escuros.

As orquídeas são mais exóticas e sensuais, melhores para mulheres mais maduras. Reúnem, também, refinamento e paixão. Causam uma impressão marcante e vivem bastante, sugerindo um relacionamento estável e duradouro.

Mas nem apenas de flores vive o Dia dos Namorados – de modo que, se você deseja presentear um homem, há opções. Uma delas é um terrário com espécies de suculentas. Mas atenção: cactos são “espinhosos” demais para a data, sugerindo mágoas.

Bonsais também são sempre impressionantes, carinhosos e bem pensados.