A partir do início da primavera volta, aos poucos a temporada de ir à praia e aproveitar o sol. Nem todos viajam nesta estação, em função do trabalho e compromissos. Ficar em casa pode ser um privilégio. Veja como escolher as melhores espécies para esse momento do ano.

Interiores harmoniosos, com plantas, jardim bem cuidado e florido, faz do nosso espaço um recanto de alegria e paz. Nosso jardim é pleno de vida e na escolha do que queremos ter à nossa volta está o grande segredo do sucesso de uma área verde.

As estações do ano se sucedem e há flores para todas elas. Com a primavera, e até o final do verão uma grande profusão de flores e cores que poderemos escolher.

A Importância de um Jardim na Primavera

Flores herbáceas scaevolasPara quem tem grande espaço, não existem problemas de escolha.
Pode ter árvores, arbustos, palmeiras e herbáceas perenes em profusão.

Enfeitar o jardim, no entanto, poderá dar um toque de delicadeza, alegria e romantismo ao espaço onde passaremos horas felizes.
Serão as memórias de filhos e netos quando lembrarem aquelas tardes de infância num jardim florido e perfumado.

Se não pensou em criar esta tradição familiar, é só tentar lembrar sua infância, nos jardins de sua casa ou de parentes.

Sempre haverá alguém entusiasta de jardinagem, plantando, colhendo, ganhando ou dando mudinhas, que fez parte de sua vida.

Flores Herbáceas: Arranjos para Canteiros e Bordaduras

Flores herbáceas petunia hera pedenteO jardim na época quente tem perfumes, cores, é repleto de borboletas e abelhas, é um jardim alegre e vivo.

Falando somente de plantas de ciclo curto, destacamos algumas que podem ser cultivadas o ano todo, como a petúnia (Petunia hybrida) , a verbena (Verbena) e a flor-canhota (Scaevola emula).

As petúnias poderão colocar em canteiros, como bordadura, como complemento de outras plantas, por exemplo, em grandes vasos ao redor de palmeiras, em vasos pendentes em cultivo unitário ou consorciadas com gerânios (Pelargonium peltatum) ou outras plantas verdes do tipo pendente, como as heras (Hedera helix).

Já a verbena e a flor-canhota são consideradas bordaduras de canteiros e para cobertura vegetal para áreas sem pisoteio.

Como são rasteiras, também podem ser usadas para outros fins, tais como: entradas de automóveis para substituir a grama, para jardineiras de edifícios, como pendentes, sozinhas ou consorciadas com outras plantas, como dracenas e heras.
Suas cores delicadas e folhagem decorativa serão atraentes por longo tempo.

Herbáceas de Ciclo Longo

Flores herbáceas gaillardia e petuniaUma planta de ciclo longo, com o nome simpático de laços espanhóis (Gaillardia) é um achado em paisagismo que não deveria ser esquecida.

Tem ciclo de 2 a 3 anos.

Suas flores em capítulos amarelos, vermelho e bicolores em grandes maciços para média altura, enfeitam qualquer jardim.

Quem a usar em vasos junto a piscinas e áreas de lazer não se arrependerá, atrai borboletas e é uma festa para os olhos.

 

Flores Herbáceas: Paisagismo para Jardins Românticos e Perfumados

 

Jardins românticos e perfumados não podem deixar de ter a flor-de-mel (Alyssum montanum)a calêndula (Calendula officinalis)a lobélia (Lobelia) .

Flores herbáceas lobelia e flordemelEncontramos nas floriculturas alisso ou flor-de-mel com flores brancas extremamente perfumadas e também na cor rosa – violeta e podemos usar somente de uma cor ou a combinação das duas.

A calêndula é uma planta medicinal, flores em capítulos amarelos ou laranja, folhas de forte perfume, que podem fazer parte do jardim, trazendo um toque alegre e gentil.

A lobélia com sua cor de azul-violeta intenso é um contraste adequado para a calêndula ou outras flores amarelas.
Mas se a combinarmos com petúnias de cores branca, púrpura e roxa mais ageratos de cor azul clarinho num vaso, teremos exclamações de surpresa dos nossos visitantes.
Dificilmente existem pessoas que não apreciam flores destas tonalidades.

Para finalizar seu vaso, acrescente heras de folhas pequenas e bem verdinhas, deixando pender da borda.
Depois me diga se não é uma boa idéia.

Plantas Citadas no Texto

Estamos incluindo fichas técnicas das plantas que foram citadas. É só clicar no link que será encaminhado para o grupo pertencente à planta pesquisada.

Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.