Existem flores e folhas que já são, em si, verdadeiros ornamentos de Natal. Algumas já possuem formatos e tons que remetem instantaneamente à data; outras só precisam de um toque especial para que se tornem mais natalinas do que os enfeites de um pinheiro. Conheça essas espécies e decore sua casa para o Natal com plantas frescas.
Poinsetia: a planta mais natalina de todas
Nem precisa ser fim de ano: quando vemos uma poinsetia numa floricultura ou gardens, lembranças do Natal nos acometem. Ela parece ter sido designada pela natureza para celebrar a ocasião – sobretudo a versão com folhas vermelhas.
Tanto é que é popularmente conhecida como estrela-de-natal e flor-de-natal.
Aqui o vaso foi forrado com um tecido xadrez e rodeado por pinhas, bolas natalinas e uma pequena guirlanda de vime com visco (que é outra plantinha que já vamos ver de perto).[divider]
Algumas pessoas substituem as árvores de Natal por vários vasos da flor-do-natal. Aqui ela ganhou galhinhos com flores e sementinhas artificiais.
A almofada parece ser bordada com uma rena e as luzinhas foram penduradas junto à parede e à cortina.[divider]
Arranje um vaso transparente maior do que o vaso da estrela-de-natal. Forre-o com musgo no fundo e pedaços de canela e galhos na vertical.
Encaixe a poinsetia no meio e arremate com uma fita vermelha na boca do vaso. É outra forma de produzir a espécie de um jeito bem natalino.[divider]
Adeptos da decoração minimalista podem simplesmente colocar alguns ramos da poinsetia dentro de um simples vaso dourado e ele já grita Natal![divider]
Aqui está a versão “verde sobre verde” da estrela-do-natal. Ela ainda é a cara da data!
A mesma ideia do vaso transparente foi aplicada. Mas desta vez algumas bolinhas roxas foram incluídas. Um belo laço do mesmo tom arrematou o arranjo.[divider]
Você pode cortar alguns ramos da estrela-do-natal e colocá-los em diferentes taças de vidro ou mesmo metal, como a prata.
A altura distinta dos copos faz um efeito irregular que contrasta com o visual clássico dos objetos. Um excelente exemplo de toque moderno.
Aposte na açucena, ou amarilis, para decorar a casa para o Natal
O encanto da açucena, ou amarilis, é que ela é portentosa e se assemelha a uma trombeta – daquelas que os anjinhos tocam. Seu vermelho intenso é um show à parte.
Um vasinho com poucos ornamentos já transportam a flor para o clima natalino. É quase imediato![divider]
Nesses dois arranjos de mesa o clima natalino não estaria realmente presente sem as açucenas.
A kokedama dourada se assemelha a uma bola de Árvore de Natal; parece que as amarilis estão brotando de dentro dela.[divider]
A mesma ideia, só que desta vez com kokedamas vermelhas aninhadas em ramos de pinheiro e pequenas pinhas.[divider]
Este arranjo não pode faltar na sua festa de Natal na piscina! O abacaxi, rodeado de cerejas, faz as vezes do vaso para as amarilis rubras. Uma combinação inusitada mas que deu certo![divider]
Se você prefere um clima mais sutil lance mão de açucenas rosadas. Coloque-as num vaso simples de vidro e amarre uma corda com uma bela estrela prateada.
O rústico e o delicado se combinam para o fim de ano.[divider]
Açucenas brancas, com as hastes longas, ficaram magníficas neste vaso que também contém heras, a espécie que veremos agora.
Flores e folhas: hera é muito natalina
As folhas recortadinhas nos ramos longos e serpenteantes da hera são perfeitas para a decoração de Natal. Essa planta trepadeira tem extensão suficiente para envolver um arranjo de vidro com velas.[divider]
Funciona, inclusive, como uma passadeira natural de mesa! As velas não deixam dúvidas sobre a ocasião festiva.
A hera cresce bem no clima do Brasil. Você não terá dificuldade de encontrar em garden centers e floriculturas.[divider]
Outra forma de usar a hera na decoração de mesa de fim de ano é combinando-a com bolas natalinas.
Aqui o detalhe de ouro fica por conta das folhas, que foram usadas para desejar um feliz Natal a cada conviva que apareceu para a ceia. A tinta de uma canetinha metalizada fixa super bem na superfície orgânica da planta.[divider]
Um simples vazinho de hera perto de luzes redondinhas, que parecem ornamentos de Natal, já caracteriza bem a data.
Esse visual clean é típico do estilo Hygge de decoração.
Decoração de Natal com antúrios
Eis a prova do quanto antúrios dialogam bem com a decoração de Natal! Principalmente se os demais elementos da mesa também possuem tons de vermelho e branco.
Uma curiosidade: no antúrio a flor é a parte central, mais clara, empinada. É ali que o pólen surge. A região vermelha é uma folha especial chamada bráctea, que ajuda a atrair insetos para a polinização.
Sim, é uma espécie que traz um toque de exotismo para essa data tão tradicional.[divider]
A mesa toda de madeira ganha vida com os antúrios vermelhos como arranjo de centro. Foi preciso apenas essas flores – em grande quantidade – para ornar o espaço de jantar.
Ela é poderosa assim.[divider]
Simples vasos com antúrios vermelhos e brancos ficam perfeitamente natalinos juntos com velas e bolas coloridas. Não tem erro.[divider]
Se você quer tropicalizar sua decoração de Natal ouse com antúrios! Eles ficaram delicados e ao mesmo tempo vibrantes nessa guirlanda de porta.
Os vermelhos e brancos foram substituídos por rosados e verdes. E ainda assim o efeito foi fantástico.
Peônias entre as flores e folhas de Natal
Peônias são flores repletas de pétalas, muito robustas. Quando vermelhas se parecem com bolas de Natal.
Sua silhueta arredondada remete às emoções, ao amor e a abundância, valores muito natalinos.[divider]
Ficam formidáveis em arranjos com folhagens de cedro, tuia e pinheiros em geral.[divider]
O volume esférico dessas flores incríveis acompanha harmoniosamente as linhas circulares de uma guirlanda. Aqui elas estão acompanhadas por ramos de eucalipto, que também possuem folhas arredondadas.[divider]
Combinadas com vasos dourados as peônias brancas tornam o ambiente muito elegante. Servem, ainda, para uma decoração de Ano Novo.
Outras espécies de flores e folhas para a decoração natalina
Visco
O visco já era usado nos rituais de celebração do inverno pelos druidas 200 anos antes do nascimento de Jesus. Mais tarde essa tradição foi incorporada pelo cristianismo.
Essa planta fofa pode ter frutinhos vermelhos ou brancos. Também eram presenteados pelos antigos romanos aos seus inimigos como sinal de paz.
Flor-de-maio
Em inglês a flor-de-maio é chamada de “Christmas cactus”, ou seja, “cacto de Natal”. De fato: sua versão de folhas vermelhas fica ótima na decoração natalina, engrossando o time das plantas exóticas perfeitas para essa época do ano.
Chifre-de-alce
O chifre-de-alce (ou chifre-de-veado) nos remete instantaneamente às renas do trenó do Papai Noel! É uma espécie pendente lindíssima com folhagem de diferentes dimensões.
Alecrim
Sim, tem tempero na decoração de Natal com flores e folhas! O alecrim se assemelha a ramos de pinheiro e é muito usado na decoração de pacotes de presentes e arranjos de mesa.