Gerânio Hera

Escrito por

Nome Técnico: Pelargonium peltatum, (L) L’Her.

Nomes Populares: Gerânio folha de hera, gerânio pendente

Família: Família GeraniaceaeOrigem: Originária da África.

Descrição

Planta herbácea com característica de pendente, folhas lisas, que lembram a folha da hera, caule flexível.
Pode crescer até mais de 1,0m.

As folhas são arredondadas com recortes de onduladas, verde-brilhante em pecíolos curtos que surgem no meio da página inferior, como se fossem os antigos escudos de luta, daí o nome peltatum, peltate em latim.

Flores vistosas simples ou dobradas reunidas em inflorescência com longa haste, em diversas cores do branco ao carmim escuro, também bicolores.

Floresce o ano todo, principalmente no verão, com cultivo para todos os tipos de clima, florescendo mais nos de clima ameno.

Como plantar

Gerânios em vaso

Para jardineiras ou vaso como pendente, deve ser cultivada em local com pelo menos 1 a 2 horas de sol.

Para jardineiras usar espaçamanto de 20 cm entre plantas. Substrato de cultivo com composto orgânico, adubo animal bem curtido e areia, para boa drenagem, pois não tolera umidade excessiva. Devemos cortar sempre as flores fenescidas e as folhas secas para evitar que pare a emissão de novos botões.

Adubação a cada 3 meses com adubo granulado tipo N-P-K fórmula 10-10-10, colocado em água e regar o substrato somente sem tocar na planta. As regas devem ser regulares mas não abundantes.

Propagação por estaquia de ramos jovens cortados em bisel, passados em enraizador e postos em bandejas e colocados em local com temperatura mais baixas, por isto a época melhor para isto é no final do inverno.

As raízes aparecem em torno de 4 semanas, quando são retirados da bandeja comunitária e colocados em vasos.
Preparar o substrato do vaso com brita ou cacos de vaso no fundo, colocando areia úmida e depois o substrato.

Arrume de 1 a 3 mudas por vaso para que fique bem cheio e ornamental.

Paisagismo

Esta planta tem belo efeito em jardineiras na sacada e também cultivada com outras plantas tipo palmeirinhas e dracenas, em vasos de tamanho médio a grande.