Gerânio (Pelargonium hortorum)

Escrito por

Nome Técnico: Pelargonium hortorum L.H.Bailey

Nomes Populares: gerânio, pelargônio

Família: Angiospermae – Família Geraniaceae

Origem: Originária da África do Sul

O nome pelargonium tem origem na palagra grega pelargos que quer dizer cegonha, alusão ao bico desta ave que tem semelhança ao fruto do gerânio.

Descrição

Gerânio – Pelargonium hortorumPlanta herbácea com aparência arbustiva de caule ereto, muito ramificado, folhas alternas de longo pecíolo, arredondadas, cordadas ou em forma de ferradura de consistência macia, bordas denteadas ou serrilhadas, nervuras marcadas, podendo apresentar manchas circulares em marrom, verde mais escuro, amarelas, vermelhas.

Toda a planta tem odor acentuado agradável.

As flores podem ser simples ou dobradas, nas cores branca, rosa, vermelha, escarlate, carmezim, com manchas mais claras.
Reunem-se em racemos pequenos ou grandes, formando uma cabeça com longo pecíolo ereto, muito ornamental.

Floresce principalmente da primavera até o final do verão.
Pode ser cultivado nas regiões mais frias ou de temperaturas mais amenas sem geadas, mas prefere climas mais tropicais.

Modo de Cultivo

É uma planta de fácil cultivo, que necessita de muita luz direta para seu desenvolvimento e florescimento.

Quando falta a luz necessária, a planta começa a esticar-se na sua busca por ela, gastando energia no processo e não florescerá.

Cultive seus gerânios em canteiros arejados, sem plantas amontoadas, com solo permeável, profundo e com boa drenagem.

O substrato de cultivo deverá ser uma mistura preparada com húmus de minhoca, farinha de ossos, areia e adubo granulado NPK formulação 4-14-8. A planta se desenvolve melhor em pH 6,1 a 7,0.

Também para vasos podemos usar o mesmo substrato, neste caso mantendo a proporção de 4 porções de húmus para 1 de areia mais 3 colheres de farinha de ossos e 2 colheres medida de adubo granulado.
Revolver bem em balde antes de empregar.

Para fazer a propagação de gerânios, usamos estacas de ponteiro com até 10 cm de comprimento, colocando em areia, vermiculita ou casca-de arroz carbonizada, mantidos úmidos, podendo cobrir o recipeinte com saco de plástico transparente para não perder a umidade.

Gerânio – Pelargonium hortorum

A melhor época de realizar a estaquia é durante o inverno e obtemos resultado em cerca de 15 dias.

Preparar o vaso colocando brita, cacos de tijolos ou manta geotêxtil no fundo e por cima areia úmida para garantir a drenagem.

Colocar então o substrato recomendado e transplantar para vasos com a mistura recomendada, cuidando para não danificar as raízes.

Preencher com mais substrato, apertar de leve para fixar e regar. Deixar em local arejado, iluminado, mas sem sol direto.

Quando estiver para iniciar seu florescimento poderá levar para canteiros preparados , com espaçamento de 0,50m para que possa desenvolver sua forma adequadamente.

Paisagismo

Passou por muito tempo como planta da casa da avó e foi relegada.

Mas aos poucos retornou e hoje é empregue cada vez mais no paisagismo de regiões onde o inverno é ameno ou quente.

Seja em grandes canteiros formando renques, junto a muros ensolarados ou como planta de vaso seu lugar no jardim está assegurado.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: jam343, TANAKA Juuyoh (田中十洋), wallygrom, Wylie-Young