Feng Shui nos muros. Como entender para aplicar no jardim!

Escrito por

 

 

 

Compreendendo o Feng Shui para o jardim !

Suavizando as linhas retas com feng-shui

Eles cercam a propriedade, delimitando seu uso, mas também protegendo o patrimônio. Podem ser de alvenaria, madeira, ferro batido.

Um dos problemas de muros fechados é a falta de arejamento entre propriedades.
É necessário que haja circulação de ar na casa e no entorno para que seus habitantes, espaços e plantas tenham a renovação diária de oxigênio, evitando mofos e doenças.

No Feng Shui as linhas retas dos muros e o isolamento da propriedade têm mais a idéia de estagnação do ar com a boa energia não circulando como devia.
Para suavizar as linhas duras e os cantos dos muros é recomendado o plantio de trepadeiras com flores, suavizando as linhas retas e dando movimento.

Se bem combinadas, poderemos ter flores nos muros o ano todo.
Há cores de flores para todos os setores, conforme a filosofia nos indica.

Vejamos as trepadeiras para:

Trepadeiras com flores na primavera

Feng Shui nos muros - bougainvillea

Feng Shui nos muros – bougainvillea

Primavera: a três-marias (Bougainvillea), com cores do branco ao rosa profundo e também lilás, fica ótima para ornamentar o setor de sudoeste, do romance e do casamento.

Já o cipó-de-S.João (Pyrostegia ignea) com suas cores de fogo dará um belo espetáculo nesta estação se plantado no setor sul, da fama e oportunidades.

Trepadeiras com flores no verão

Feng Shui nos muros - lagrima_cristoPara o final da primavera ou entrada de verão, a lágrima-de-Cristo (Clerodendron), de flores brancas, vamos plantar no setor oeste, da criatividade e entretenimento.

jasmim de madagascar (Stephanotis floribunda) com suas flores alvas e perfumadas também é uma boa opção, para cobrir uma pérgola onde poderão colocar cadeiras para conversar.

Trepadeiras com flores no outono são mais difíceis de encontrar, quase sempre são as que florescem continuamente, como o amor-agarradinho ( Antigonon leptopus), e, como o nome já bem diz, com suas flores rosa ficará excelente no setor de sudoeste.

Feng Shui nos muros –  Arbustos de porte alto para muros ou divisas

Também a opção por arbustos de porte alto para esconder muros é interessante.
As opções são muitas, conforme a região do país.

Feng Shui nos muros - borboletinha

Feng Shui nos muros – borboletinha

Desde os nossos velhos conhecidos hibiscos (Hibiscus rosa sinensis) e jasmim-do-cabo (Gardenia jasminoides) até outros que não são tão conhecidos mas nem por isto menos belos.

Quem for planejar um recanto de flores azuis, como no setor norte, da carreira e crescimento pessoal, não poderá esquecer a bela-emília (Plumbago capensis) e a borboletinha (Clerodendron ugandense).

No recanto onde necessitamos de cor vermelha, ficarão excelentes os crotons (Codieum) de folhagem avermelhadas, alegria-de-jardim (Salvia splendens) de flores em espiga de um vermelho brilhantes.

Então, de posse das anotações do que cada setor do Bagua indica, poderemos fazer o mapa do jardim e planejarmos o que, onde e como colocar.
Sem desenhos rígidos, pois estamos lidando com seres vivos, que tem sua própria forma de se desenvolver e que devemos respeitar.

Harmonia nas cores, nos objetos que colocaremos.
Depois, é só caminhar entre nossas amigas, meditar e sentir a energia fluir, numa benéfica influência.