Feng Shui nos caminhos ou acessos do jardim !

Escrito por

 

Feng-shui nos caminhos !

Caminhos e acessos do jardim

Num jardim necessitamos de caminhos por onde possamos caminhar e apreciar as plantas.

Feng Shui nos caminhos

Feng Shui nos caminhos flores

Feng Shui nos caminhosNo Feng Shui também é aconselhado que haja caminhos, de preferência sinuoso e não retos, com pavimentos não impermeáveis, para que a terra respire e a água possa penetrar na terra beneficiando as plantas.

Na jardinagem moderna e ecológica o uso de pisos drenantes, plantas nativas da região, exóticas adaptadas e a gradual substituição de gramados por vegetação de cobertura nos faz pensar que muito desta filosofia milenar faz parte deste movimento em direção a espaços e áreas verdes sustentáveis.

O jardim pequeno

Feng Shui nos caminhos santolina Num jardim pequeno, nem sempre é fácil fazer um caminho.
Em geral temos a entrada para automóveis, aproveitada para a entrada de pedestres em direção à porta de entrada, quase sempre em linhas retas.
Para quem vai construir seu jardim, é fácil elaborar caminhos sinuosos.

Para quem já está com tudo estruturado, há uma pequena idéia que poderá ajudar não só na estética, mas colocar na prática a filosofia chinesa.

Coloque plantas que se desenvolvem em moitas e maciços baixos, como a lavanda(Lavandula),santolina (Santolina)alecrim (Rosmarinus) , begonia-de-jardim (Begonia sempre florens),peperomia tricolor (Peperomia).

calateia_florSe o caminho for à meia sombra, poderá usar a brilhantina (Pilea candierei) ou as plantas da família Marantaceae, como por exemplo, a calatéia (Calathea louisae).

Plante ao longo do pavimento, deixando uma distância de 20 cm por causa da irradiação de calor da pedra para a planta, que pode secar raízes e parte aérea como se estivessem num forno.

 

Feng Shui nos caminhos

Feng Shui nos caminhos