O irrigador de plantas é o objeto do desejo de quem tem muitas verdinhas e pouco tempo. Ele também é uma mão na roda em épocas de racionamento de água e viagem. Aprenda a seguir a fazer um utilizando uma garrafa PET. O gotejamento é lento e, por isso, durável.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Material para Fazer um Irrigador de Plantas[/h2]
- 1 garrafa PET de 1 a 2 litros com tampa
- 1 metro de barbante de algodão ou cordão cru
- 1 alicate e prego ou ferro de solda
- 1 tesoura (opcional)
- 1 faca (opcional)[space]
[h2 type=”2″ width=””]Como Fazer[/h2]
Faça um furo nas bases superiores e inferiores da garrafa usando alicate e prego quente – ou ferro de solda. Esses dois furos devem ter espessura aproximada ao tamanho do barbante.
Corte o barbante em pedaços de 20cm. Coloque um pedaço em cada furo até que metade de cada um esteja dentro da garrafa.
Encha a garrafa com água, tampe-a e posicione-a sobre o canteiro. Por capilaridade o gotejamento vai acontecer nas extremidades dos barbantes.
Também dá para fazer um corte em forma de X entre os dois furos com barbante. Isso facilita o reabastecimento de água na garrafa pet se você quiser utilizar uma mangueira.
Para finalizar, corte também em formato de X na parte de cima da garrafa para completá-la com água.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas para o Melhor Funcionamento do seu Irrigador de Garrafa PET[/h2]
A garrafa pet deve se manter mais alta que as verdinhas. Se ficar desoberta, use água sanitária na proporção de uma colher de sopa por litro de água. Isso evitará a formação de fungos e ovos de insetos.
Esse tipo de gotejamento não dá conta de um grande cultivo. É eficiente apenas para hortas domésticas (hortaliças e folhosas) e vasos de plantas.
Antes de colocar seu irrigador de plantas para funcionar regue manualmente a terra. Cuidado, no entanto, para não encharcar o solo.