Espaços Verdes para Proteger a Horta das Pragas

Escrito por

Atraia pássaros e insetos benéficos criando espaços verdes para proteger sua horta das pragas. Esses espaços verdes também são chamados de cordões de refúgio. Saiba mais.

Proteja sua horta orgânica das pragas criando espaços verdes.

Insetos e outras pragas que costumam atacar as plantas das hortas comerciais e caseiras vêm de longe para comer o que tão laboriosamente cultivamos.

Mas existe uma forma orgânica e ecológica para você atrair pássaros e insetos benéficos que irão proteger sua horta. Acompanhe.

Evitando Pragas e Insetos com Defensivos Verdes

Na horta caseira controlamos melhor as pragas porque, sendo menor a área, facilmente detectamos a presença e os danos causados pelos insetos e moluscos.

Como estamos produzindo alimento, devemos evitar venenos químicos. Assim, a ideia é produzir alimento orgânico, sem defensivos que podem prejudicar a nossa saúde.

Aplicar defensivos verdes pode ajudar a afugentá-los, mas a eficiência dos seus inimigos naturais é mais relevante.

Pássaros e Insetos que se Alimentam das Pragas da Horta

joao-de-barro

João-de-barro

Entre os pássaros podemos citar a corruíra, o bem-te-vi, o joão-de-barro, a cambacica, o quero-quero e o sabiá.

Os insetos benéficos à horta e mais conhecidos são a joaninha, a libélula e o louva-deus, mas existem outros menos conhecidos que estão presentes, como o bicho-lixeiro, o besouro-tigre, as vespas, etc.
Eles se alimentam de insetos, moluscos, fungos e outros seres que poderiam invadir a propriedade, atacando a lavoura.

Mas onde vivem os pássaros? Em ninhos, meio escondidos nas árvores, em postes de cerca e de energia, como o joão-de-barro ou em meio a campos abertos, como é o caso do quero-quero.
E os insetos? Ficam nas folhas, nos ramos, no chão, entre a vegetação.

Mas se limpamos toda a área em torno da plantação para evitar inços, onde vão se refugiar? Vão para longe, em algum lugar onde possam sobreviver e obter alimento.

Cordões de Refúgio ou Espaços Verdes para Atrair Predadores Benéficos à Horta

joaninhaPara atrair estes predadores benéficos, verdadeiros ajudantes no controle de insetos indesejáveis, devemos propiciar espaço de refúgio para que possam viver e procriar.

Este espaço funciona como barreira natural contra insetos e doenças. Servem, também, de quebra-ventos e propiciam um microclima favorável para a horta.

Tanto os cordões de contorno como as porções de terreno reservadas a refúgio deverão ser planejados. Assim, terão passagens entre cultivos que não serão demasiado grandes a ponto de diminuir a quantidade de produtos a produzir.

Muitos destes refúgios são corredores de passagem para animais silvestres, que poderão andar sem que haja confronto com trabalhadores e máquinas.
Caso a área já esteja demarcada por mata nativa, será muito interessante a adição de árvores nativas frutíferas. Elas atrairão insetos polinizadores e pássaros frugíferos que possam ali nidificar.

Assim teremos faixas de vegetação diversa, com árvores, arbustos e vegetação rasteira, servindo de abrigo e aumento a biodiversidade, com o equilíbrio necessário para o meio ambiente.