Como Escolher uma Planta para Dar de Presente

Escrito por

Dar uma planta com raízes, num vaso, é cheio de significados especiais. Veja dicas de como escolher uma planta adequada para presentear.

Uma flor ou vegetal ornamental plantado na terra passa um significado de laços firmemente cultivados com aquela pessoa. Carinho duradouro e que sempre se renovará é a mensagem central.

Saiba como escolher uma espécie que encante e dure bastante tempo.

Escolha uma Planta com Raízes

Plantas cortadas, sejam individuais ou buquês, têm vida curta de alguns dias.

Então para tornar o presente sempre lembrado, que tal ofertar uma planta, florida ou de folhagem decorativa, tornando o presente muito mais durável que uma flor cortada ou um cartão que será esquecido numa gaveta?

O presente deverá ser de acordo com a pessoa, seus hábitos e gostos ou personalidade.

As pessoas conhecidas ultimamente como verdólatras apreciam todas as plantas – assim a escolha é infinita.

Alguns cuidados devem ser observados. Por exemplo, quem tem pouco espaço ou mora em apartamento não deve ser presenteada com espécies de grande porte como árvores e palmeiras, que acabarão por serem doadas.

Se tem um jardim, plantas perenes como arbustos floridos ou de folhagem atrativa são boas opções.

Informe-se Se a Planta É de Ciclo Curto

O que deve ser evitado: plantas de ciclo curto, como por exemplo, amores perfeitos (Viola tricolor) e calêndulas (Calendula officinalis). Apesar de lindas terão uma vida em torno de 4 a 5 meses, fenecendo após este período.

A pessoa presenteada, se não souber ou for avisada de que ela não é perene, poderá pensar que “matou” a plantas, ficando constrangida por ter “perdido” a muda.

Sugestões de Plantas para Presentear

Amantes de Orquídeas

Cymbindium

Cymbindium

Presenteie orquídeas dos gêneros Oncidium, Cymbindium e Cattleya, que são de fácil cultivo, de preferência floridas na ocasião.

Pessoas com Pátios ou Varandas

Ixora chinensis

Ixora chinensis

Pessoas que têm um jardim bem cuidado mas não têm espaço nos canteiros para mais nenhum exemplar.

Presenteie com vasos de arbustos perenes tipo azaleias-anãs (Rhododendrun indicum), ixoras (Ixora chinensis var.compacta), ametista (Plectranthus Mona lavender), entre tantos, que poderão ficar nos caminhos ou algum recanto;

Para Casas ou Apartamentos com Boa Iluminação

Violeta africana

Violeta africana

Dracenas e cordilines de folhas variegadas (Dracaena deremensis ou Dracaena fragans) e árvore-da-felicidade (Polycias guilfoiley e Polycias fruticosa).

Vasos de gloxínias (Sinningia) e violeta-africana (Saintpaulia ionantha).

Colecionadoras de Cactos ou Suculentas

Echeveria

Echeveria

Echeveria, Aeonium, Kalanchoe, mix de suculentas dispostos em vasos, cactos de diversos gêneros ou mix de suculentas em vasinhos decorados, sempre são apreciados e não têm custo alto.

Para a Mãe, Sogra ou Esposa que Adora Cozinhar

manjericão

Manjericão

Um mix de temperos aromáticos com certeza será muito apreciado, tais como por exemplo: manjericão (Ocimum basilicum), manjerona (Origanum majorana), orégano (Origanum vulgare) e cebolinha (Allium schoenoprasum).