Erva mate (Ilex paraguaiensis)

Nome botânico: Ilex paraguaiensis A.St. -Hil.

Sin.: Ilex domestica var. glabra Reissek, Ilex sorbilis Reissek

Nome popular: erva-mate, congonha, cha mate, mate.

Angiospermae – Família Aquifoliaceae

Origem: América Central e Sul, principalmente de Mato Grosso, São Paulo até o Rio Grande do Sul.[clear]

[h2 type=”1″ width=””]A erva mate (Ilex paraguaiensis) – Descrição[/h2]

Erva-mate (Ilex paraguaiensis)
Erva mate (Ilex paraguaiensis)

Árvore de tamanho pequeno e copa arredondada até 8,0 metros de altura com tronco curto de 40 cm de diâmetro, densamente ramificada, folhas ovais levemente serrilhadas nas bordas e de textura coriácea.

Flores pequenas brancas levemente amareladas reunidas ao longo dos ramos, que aparecem no final da primavera, seguidas de frutos tipo bagas, avermelhadas com sementes claras e duras.

É recomendada para a recomposição de matas ao longo de cursos d’ água e pela sua folhagem bonita pode ser cultivada como ornamental.[clear]

[h2 type=”2″]Como cultivar a Erva mate (Ilex paraguaiensis)[/h2]

  O clima para seu cultivo é temperado a subtropical, com temperaturas entre 15 e 180C, sendo indicada para as regiões mais ao Sul do país.

Pode ser cultivada ao sol ou com sombra parcial durante a tarde.

Pede solo fértil, permeável e com profundidade de mais de um metro para acomodar bem as suas raízes.

É cultivada nos Estados de Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul para obtenção das folhas, usadas secas como chá-de-mate ou para chimarrão.

Também na Argentina e no Paraguai existem cultivos de erva-mate.

A propagação pode ser feita por sementes despolpadas e com período de estratificação  num período de quatro meses aproximadamente.

Este processo consiste em deixar as sementes em areia úmida e em cultivo protegido.

Semear depois em sacos com substrato de composto orgânico enriquecido de adubo animal, mantendo em cultivo protegido até que a muda tenha condições de ser levada para o campo.

Erva mate (Ilex paraguaiensis) no terrenoA cova de plantio deverá receber adubação orgânica de compostos e adubo animal com reposição de adubos granulados após cada poda para retirada das folhas, garantindo assim uma boa produção.

Plantio em curvas de nível e controle de inços faz parte das práticas para esta cultura.

A propagação também pode ser feita pelo método da estaquia, ainda pouco utilizada.

[h2 type=”2″ width=””]Uso medicinal do chá mate (Ilex paraguaiensis)[/h2]

 As folhas contêm cafeína, mateína e outros elementos químicos, sendo considerada estimulante, excelente para a circulação do sangue, diurética e para facilitar a digestão.

Tem fama de ser afrodisíaca. Usa-se na forma de infusão e chás.

Uma das formas de comercialização  é o chá-de-mate, feito das folhas secas colocadas em saquinhos de folhas secas picadas, consumida como chá normal, em xícaras, adoçado, simples  ou com leite.

Para um refresco delicioso, preparar o chá normalmente e levar a gelar, servindo em copos com rodelas de limão.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...