Nome Botânico: Melissa officinalis L.

Nomes Populares: Melissa, erva-cidreira, cidreira-verdadeira, entre outros.

Família: Angiospermae – Família Lamiaceae

Origem: Originária da Europa.

Descrição:

É uma planta herbácea de folhas verdes pequenas com as boradas arredondadas. As flores são raramente vistas, mas são brancas e sem expressão.

A planta pode atingir a altura de o,50 m, com forma arredonda meio irregular. As folhas desprendem forte odor de limão.

Técnica de cultivo

A melissa é uma planta delicada, desenvolvendo-se melhor à sombra ou se plantada na horta, com exposição para leste, recebendo sombra à tarde.

Aprecia solo humoso e fértil, bem drenado. Preparar o canteiro com adubo animal de curral bem curtido, cerca de 3 kg/ m² e composto orgânico de folhas, feito em composteira ou adquirido. Misturar bem, nivelar e plantar as mudinhas, regando a seguir. Regar todos os dias por uma semana depois espaçar as regas para o regime de regas normal para o canteiro.

A colheita das folhas para chás pode ser feita em qualquer época e a planta tende a espalhar-se, enraizando os ramos que tocam na terra.

Produção comercial de Melissa

A propagação pode ser feita por sementes em sementeiras comerciais para posterior transplante.

Mas como raramente surgem flores, o método mais usado de propagação da melissa é a estaquia. Cortar os ramos jovens e plantar em cultivo coletivo de caixotes ou bandejas com substrato leve do tipo csca de arroz carbonizada, areia ou perlita. Mesmo a antiga mistura de terra comum de canteiro com areia funciona. O substrato deverá ser mantido úmido até o enraizamento.

O transplante deverá ser feito para o canteiro definitivo, para sacos ou vasinhos, se este for o destino da produção. Os ramos que encostam no solo costumam enraizar, poderão então ser aproveitados diretamente para o plantio.

O substrato de cultivo deverá ser a mistura de adubo animal de curral curtido com composto orgânico de folhas mais areia na proporção de 1:5:1. Misturar bem no solo do canteiro e plantar.

Caso o cultivo seja em vasos ou sacos para comercialização de mudas, este é o melhor substrato para seu desenvolvimento. Não esquecer de regar após o plantio e regar todos os dias para garantir a sobrevivência da planta.

O negócio de chás é dinâmico e há sempre grande procura dos mesmos. Os clientes do produtor são supermercados, agropecuárias, floriculturas e feiras-livres com o contato direto com o consumidor final. A oferta de produtos orgânicos, isto é, sem aditivos químicos como o granulado NPK nem venenos, tem clientela fiel.

A apresentação da muda é fundamental. Tem de estar com as folhas bonitas, com a forma da planta bem feita, num vaso adequado ao seu tamanho e limpo. A adição de etiquetas com o nome do produtor, nome do chá e algumas propriedades deste incrementam as vendas.