São Paulo está vivendo uma época de seca, e todo cuidado possível é importante para não desperdiçar o pouco da água disponível.

Mesmo quem não mora na região que está sofrendo com a estiagem precisa ter consciência e economizar água diariamente.

Para quem gosta de plantas e está ficando preocupado em como mantê-las vivas em meio a essa crise, selecionamos alternativas para evitar o desperdício da água e deixar seu jardim sempre bonito.

1. Trocar a mangueira por um regador com arejador no bico ou borrifador.

Trocar a mangueira pelo regador, para molhar as plantas, gera uma economia de 96 litros de água a cada 10 minutos.

Para quem possui jardim com menos de 50 metros é possível trocar a mangueira por um regador com arejador no bico ou borrifador.

economizar águaPorém, em jardim com 100 metros quadrados ou mais é necessário regar com mangueira ou ter um sistema de irrigação automatizado. Deve ser feita na base do tronco, diretamente no solo.

2. Uma boa forma de economizar água é regar as plantas em horários de sol mais ameno. Dessa forma a perda por evaporação será diminuída.

A rega é indicada durante os primeiros raios de sol, entre as 5h e as 7h30 da manhã, ou no final da tarde, entre as 17h e 20h. Após as 21h, a absorção de água nas plantas é reduzida naturalmente.

3. A necessidade de água está nas raízes, e não nas folhas. Então é melhor regar o solo próximo da base da planta do que a copa.

A necessidade da água está sobre a raiz: evite molhar todas as vezes a planta quando for rega-las.

Utilize o dedo para saber se há necessidade de água. Coloque-o no solo e sinta se há umidade. Lembre-se de que plantas gostam de solos úmidos, não encharcados.

4. Faça captação da água da chuva.

A água da chuva pode ser utilizada para regar todos os tipos de plantas/folhas.

Uma técnica muito utilizada para aproveitar melhor a chuva é a utilização de calhas nos telhados que levam o líquido para uma cisterna, encontrada em lojas de materiais de construção.

A cisterna permite que água da chuva seja capturada e armazenada para o uso posterior.

A rega pode ser suspensa em caso de chuva abundante, mas continua sendo necessária caso a chuva molhar apenas as folhas.

5. Diminua as regas por semana, utilize folhas secas no solo, casca de pínus ou pedriscos que reterão a umidade desse solo.

pebblesEm jardins já prontos onde são regados todos os dias, é possível reduzir a o contato com a água para três vezes por semana.

Já em jardins que normalmente são regados em dias alternados dá para eliminar um dia, e passar para duas vezes na semana.

Autoria: Texto elaborado por Juliana Lazzarini, da Master House
A Master House nasceu com a missão de oferecer o melhor serviço de reparos e reformas no Brasil. Contando com a experiência de mais de 40 anos no segmento, a franqueadora é composta por engenheiros, arquitetos e profissionais técnicos de alta qualificação, tais como mestres-de-obras, eletricistas, encanadores, pintores e jardineiros.