Quando cultivamos plantas em vaso concentramos no recipiente tudo que a planta necessita para sua nutrição. Isso  inclui o substrato adequado, adubações periódicas, etc. Mas muitas vezes, apesar de nossos cuidados, elas começam a apresentar sintomas de problemas. A seguir listamos alguns sintomas que poderão ser minimizados ou resolvidos.

Insetos sobre folhas, amarelecimento e queda de folhas, apodrecimento, superfície das folhas esbranquiçadas… se não ajudarmos, a planta acabará por fenecer e lamentaremos muito a perda da muda.

Insetos no Vaso de Plantas

plantas em vaso
Pulgão

Aparecimento de insetos, como pulgões e cochonilhas: ao adquirir uma muda, não olhar somente sua beleza ou a ideia de onde irá colocar em sua casa, mas também atrás de sintomas que poderão ser pragas e doenças.

Os insetos, tais como pulgões e cochonilhas poderão ter vindo do viveiro sob folhas, passando desapercebidos ou então na forma de ovos no substrato.

O uso de óleo de nim, uma colher de chá colocado com água num aspersor de 1 litro, aspergir sobre e sob as folhas e talos e também sobre o substrato.

Repetir umas três vezes com intervalo de três dias até perceber que os insetos morreram ou caíram da planta.

Plantas em Vasos: Manchas Esbranquiçadas

Manchas esbranquiçadas sobre as folhas podem ser um tipo de fungo que se desenvolve quando a temperatura está quente e seca. Muito comum seu surgimento em folhas de tomateiro e ornamentais.

O óleo de nim tem apresentado também resultados eficientes para este patógeno.

Vasos com Plantas Amareladas

Não devem ser confundidas com a folha adulta que entra em envelhecimento natural.

Nas folhas novas o amarelamento representa deficiência de ferro (Fe), principalmente. Nas maduras, falta de nitrogênio (N).

Folhas de cor muito pálida, falta de cálcio (Ca). Folhas com pontuações amarelas (sem que seja picada de insetos para extração da seiva), falta de potássio(K).

Todos estes sintomas podem ser resolvidos de duas maneiras: troca de substrato ou adubação na forma líquida. O substrato novo deve conter nutrientes para suprir a planta de alimento e ser adequado para seu cultivo.

Para a adubação na forma líquida, usar a formulação NPK 10-10-10 para folhagens e 4-14-8 para floríferas.

Dissolver uma colher de sopa em dois litros de água (usar uma garrafa de refrigerante,por exemplo). Colocar um copo em cada substrato que já deverá estar levemente úmido.

Plantas em Vaso: Excesso ou Falta de Rega

plantas em vasoPlantas envasadas cultivadas dentro de casa costumam ter dois problemas: ou rega demais e frequentes ou seca, com esquecimento de regar.

Quando notar a planta murcha, verificar o substrato com os dedos.

Se está seco, regar. Se está encharcado, fazer furos com um palito de bambu, introduzindo ar e ajudando a percolação da água pelo furo de drenagem.

Este também poderá apresentar entupimento: com o mesmo palito de bambu, tentar abrir o orifício embaixo do vaso.

Também poderá ser a hora de trocar a planta de substrato e recipiente.

Mau Desenvolvimento da Planta em Vaso

A planta que não se desenvolve adequadamente para a espécie, apresenta folhas pequenas, não floresce: há falta de nutrientes, mesmo que nas folhas não haja sintomas.

Repor o adubo na forma líquida, ensinado acima no caso das folhas esbranquiçadas.