Dicas Essenciais para uma Horta Funcional

Escrito por

A horta, tanto caseira como comercial, deve ter alguns itens básicos que trarão sucesso ao projeto.

Conheça alguns a seguir.

Horta: Proteção para Ventos e Plantio Conforme Necessidade de Sol

hortaAbrigo para ventos fortes, que desfolham, propiciam a queda de frutos e tombamento de mudas.

Proteger com cercas, de tábuas ou de tela, que poderão ser aproveitadas com cultivo de espécies trepadeiras, como feijões-vagem ou buchas.

A incidência de sol, por outro lado, é importante. Hortaliças de frutos, como o tomateiro, pimenteiro e feijões-vagem necessitam de sol; portanto, oriente o canteiro para Norte ou Oeste.

Para as hortaliças de folhas a orientação recomendada é de leste, com sol pela manhã, mas também na sombra de cercas ou de plantas mais altas.

Alfaces, rúculas e radites ficarão mais tenras e não ficarão amargas com as folhas endurecidas.

Facilite o Sistema de Rega da Horta

A água é fundamental, então torneiras próximas para regar o canteiro são peças chaves.

Quando o projeto inclui mangueiras de irrigação, a colocação destas no canteiro e sua ligação com a fonte de abastecimento também deverá ser planejada.

Lembre de incluir o custo na elaboração do orçamento do projeto.

Hortas em Terrenos em Declive

Para hortas comerciais são recomendadas curvas de nível para terrenos acidentados. A inclinação mais adequada fica em torno de 0,5 a 1% de declividade.

Isto propicia drenagem das águas da chuva, evitando poças e encharcamentos.

Na horta caseira, evitar canteiros seguindo o declive, o que levaria a enxurradas durante chuvas pesadas, podendo destruir os canteiros.

Fazer a elaboração de forma transversa à descida.

Evitar Solos que Encharcam: Solos Permeáveis

terreno hortaSolos com facilidade de reter a água de chuvas ou áreas de baixadas com o lençol freático em nível muito à superfície não são adequados à horta, tanto caseira como comercial.

A percolação (drenagem das águas) mais rápida é o que se necessita, pois muita água no solo poderá levar ao perda de vitalidade das plantas: suas raízes necessitam de ar para respiração.

Patógenos também podem destruir as mudas, pela sensibilidade à umidade do local.

Caso não tenha outra porção de terrenos para construir a horta, recomenda-se a execução de drenos para a retirada desta água – ou ainda analisar a possibilidade de no local fazer uma horta suspensa – wicking beds.

Evitar o Acesso dos Animais Domésticos

Para evitar contaminações com patógenos e outras bactérias, não cultivar as hortaliças perto de galinheiros, chiqueiros, fossas assépticas, etc.

A proteção da horta para evitar que animais domésticos, como cães e aves, entrem, pode ser feita com cercas e portões de acesso.