Quando cultivamos ervas e condimentos na nossa horta podemos obter grande volume de produto. Para evitar desperdício, doamos a amigos e parentes. Mas poderemos usar métodos de conservação para usar durante o ano, enquanto nova produção está sendo desenvolvida. Escolhemos, entre as ervas aromáticas, o manjericão e o louro, ambos usados em pratos salgados muito comuns na cozinha brasileira.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como Desidratar Folhas de Manjericão[/h2]
Seu nome botânico é Ocimum basilicum e também é conhecido como “alfavaca” e “basílico”.
Muito utilizado em receitas de origem italiana, encontra-se incorporado ao costume brasileiro para condimentar diversos tipos de pratos.
Suas folhas podem ser verdes ou cor de vinho, pequenas ou grandes, com perfume intenso.
Ao secar, parte deste aroma é perdido, já que possui elementos voláteis, percebidos facilmente ao tocarmos nas folhas.
Desenvolve boa massa vegetal ao ser cultivado. Para estocarmos, devemos proceder à colheita e secagem das folhas e pendão floral.
Veja os passos a seguir.
[h3 type=”2″]A melhor época da colheita das folhas[/h3]
A melhor época de colher as folhas para secar é logo após a emissão do pendão floral, quando há maior teor de óleo essencial na planta e, portanto, maior odor.
[h3 type=”2″]Não colher folhas úmidas ou molhadas[/h3]
Não colher muito cedo de manhã, evitando o sereno nas folhas e flores; ou logo após uma chuva, quando a umidade nas partes e dentro dos tecidos dificultarão a secagem.
Esta umidade dentro dos tecidos dilui os princípios aromáticos que desejamos utilizar. Portanto o ideal é um tempo seco e ensolarado, sem muita umidade no ar.
[h3 type=”2″]Colher as folhas com tesoura ou podão[/h3]
Para colher, utilizar uma tesoura ou podão limpo, retirando partes sadias e bem desenvolvidas. Evite folhas com sintomas de fungos ou atacadas por insetos ou lesmas.
Um cuidado ao colher é a preservação da planta: não retire completamente ramos e folhas, pois ela necessita crescer novamente .
Para isto, deixar algumas gemas em cada ramo, de modo que possa novamente desenvolver massa vegetativa para nova produção.[clear]
[h3 type=”2″]Proteja as folhas de manjericão na colheita[/h3]
Ao colher, colocar num cesto com um tecido por cima, pois será necessária a separação do material.
O sol desidrata rapidamente as folhas, acelerando a fotodecomposição das mesmas. Isso pode gerar a perda da cor, sabor e odor. Pilhas muito grandes compactam as folhas e também aceleram a decomposição.
[h3 type=”2″]Separe o talo do manjericão das folhas grandes[/h3]
Ao preparar para secar folhas, deveremos deixar os talos, pois isso facilita o manuseio do material. Mas no caso do manjericão de folhas grandes o melhor é separá-las para facilitar a secagem e estocagem.
[h3 type=”2″]Seque as folhas sobre papel toalha em local coberto[/h3]
Deixar sobre papel toalha em travessas ou peneiras, em local sem sol, vento ou chuva. Cobrir com tecido fino poderá preservar o material do ataque de insetos.[clear]
[h3 type=”2″]Aproveite também os pendões florais do manjericão[/h3]
Os pendões florais do manjericão também possuem propriedades desejáveis como odor e sabor – além de um leve toque que lembra a pimenta.
Eles devem ser separados das folhas na hora da secagem, deixando sobre papel toalha em local à sombra.
Após a secagem, triturar de leve com os dedos e guardar em vidros com tampa.
[h3 type=”2″]Secagem com desidratador[/h3]
A secagem do manjericão também poderá ser acelerada se usarmos um desidratador com ventilador: o ar passa através de bandejas plásticas teladas que podem ser usadas não somente para ervas mas também para frutas, como maçãs e laranjas fatiadas.
O manjericão desidratado pode ser usado para temperar molhos e pizzas.
[h2 type=”2″ width=””]Como Desidratar Folhas de Louro[/h2]
O loureiro (Laurus nobilis) é uma árvore de folhas aromáticas usadas para condimentar receitas salgadas.
Podemos adquirir folhas já secas em supermercados e feiras de hortaliças ou podemos cultivar uma muda no nosso jardim.
Desidratar as folhas e estocar na cozinha é muito simples: basta colher alguns ramos e colocar à sombra sobre uma superfície limpa. Com o passar do tempo ele perde a água e muda a cor da folha para um verde menos intenso.
Não perde suas propriedades aromáticas, pois o óleo tem poucos elementos voláteis.
Quando estiver seco, retirar as folhas do ramos e acondicionar em vidro limpo e seco com tampa.
Outro modo de usar os ramos do loureiro é cortar um ramo pequeno, ou somente as folhas, colocando mesmo sem secar entre livros nas prateleiras, dentro de armários de roupas ou de cozinha.
É repelente de traças e, mesmo não perfumando o ambiente, tem ação comprovada.