O consumo de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) – mesmo das ornamentais – devem ser provenientes da prática de cultivo orgânico, isto é, sem venenos.[clear]
Por serem comestíveis mas ao mesmo tempo não convencionais, nem sempre recebem o tratamento adequado para fazerem parte da alimentação.
Conheça neste artigo algumas espécies de plantas alimentícias não convencionais e veja a seguir os cuidados necessários ao seu cultivo.
[h2 type=”2″ width=””]Como Escolher a PANC[/h2]
As PANCs ornamentais adquiridas no comércio devem passar por período de quarentena, para que os defensivos aplicados em viveiro sejam lavados pela chuva.
Suas flores devem ter a parte do pólen extraída e lavada para retirar qualquer resíduo, pois o pólen pode causar alergias a pessoas sensíveis.
Não devemos retirar plantas das beiras de estradas para consumo imediato, pois os metais pesados oriundos da queima de combustível poderão deixar resíduos sobre a planta, ocasionando intoxicações.
Plantas de terrenos baldios podem estar também infectadas por bactérias, fungos ou vírus, podendo ocasionar uma série de doenças em humanos.
[h2 type=”2″ width=””]Cultivando Plantas Alimentícias Não Convencionais[/h2]
Quando as plantas são ornamentais e podemos ter em nosso jardim, o modo de cultivo é particular a cada espécie.
Quando as plantas são ruderais, isto é, encontradas em terrenos baldios e beiras de estrada, não existe literatura a respeito.
Podemos colher as sementes das plantas de ciclo anual e fazer a semeadura na época apropriada a cada uma.
Para as perenes de rizomas ou entouceiradas, é possível separar alguns filhotes abrindo a touceira ou extrair parte do rizoma para cultivar em casa.
O tipo de substrato para as que não são ornamentais é uma mistura de composto orgânico e areia. Mas a observação do local onde foi encontrada também é uma prática desejável.
Algumas são de terrenos meio alagados e deveremos reproduzir o tipo de solo e umidade necessária, para termos sucesso.